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Leitura e escrita: dificuldades de aprendizagem
dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Schneid, Jucelma Terezinha Neves | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T12:59:13Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T12:59:13Z | |
dc.date.issued | 2007-11-24 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27599 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This research aims to determine what the factors underlying the difficulties in learning to read and write and seek alternative methods for the confrontation of the same teachers and awakening in the need to provide students with special needs a differentiated service, so that really the inclusion occurs in our schools. Given this fact, the subject of complaints from educators, parents and professionals linked to the area, proposals us to examine "what things that interfere in the process of learning the reading and writing of the students?" And that alternative methods can be shown to the Confrontation these difficulties? "As a result, will be reviewed during the work, the difficulties in reading (dyslexia) and the difficulties in writing (and disortografia disgrafia). For the first time, the study started from the reading of works that dissertam on the subject in focus, seeking understanding and gather technical information. Upon completion of the readings from basic to the development of monographic article, which was based on books and journals. To complete this work, we have the full certainty that the inclusion of students with special education needs in the middle school, a way to make society more democratic. Similarly, the transformation of educational institutions in area of social inclusion is the task of all. Thinking thus, we support the idea that the school should adjust its program so that they can make a specialized care for children with difficulties in reading and writing. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Dificuldades na escrita | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Dyslexia | eng |
dc.subject | Difficulties in writing | eng |
dc.subject | Inclusion school | eng |
dc.title | Leitura e escrita: dificuldades de aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo verificar quais os fatores subjacentes às dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita e buscar alternativas metodológicas para o enfrentamento das mesmas e despertar nos professores a necessidade de propiciar aos alunos com necessidades especiais um atendimento diferenciado, a fim de que verdadeiramente ocorra a inclusão em nossas escolas. Diante deste fato, objeto de queixas de educadores, pais e profissionais ligados à área, propusemo-nos a analisar “quais os aspectos que interferem no processo de aprendizagem da leitura e escrita dos alunos?” e “que alternativas metodológicas podem ser indicadas para o enfrentamento dessas dificuldades?” Em vista disso, serão analisadas, ao longo do trabalho, as dificuldades na leitura (dislexia) e as dificuldades na escrita (disortografia e disgrafia). No primeiro momento, o estudo iniciou a partir da leitura de obras que dissertam sobre o tema em foco, buscando compreender e coletar informações técnicas. Após a conclusão das leituras básicas partiu-se para a elaboração do artigo monográfico, que teve como base livros e periódicos científicos. Ao concluir este trabalho, temos a plena certeza de que a inserção de educandos com necessidades educacionais especiais, no meio escolar, é uma forma de tornar a sociedade mais democrática. Da mesma forma, a transformação das instituições de ensino em espaço de inclusão social é tarefa de todos. Pensando assim, defendemos a idéia de que a escola deve adequar o seu programa, a fim de que possa dar um atendimento especializado às crianças com dificuldades na leitura e escrita. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
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Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos [42]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial -- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos