Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGracioli, Cibele Rosa
dc.creatorSantos, Taiana Linhares dos
dc.date.accessioned2014-06-03T12:11:10Z
dc.date.available2014-06-03T12:11:10Z
dc.date.issued2013-12-21
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/275
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractMechanized and procedures -that are far away from the student’s reality- as well as problem solving using formal rules are generally the ways used by most schools to teach Mathematics. Thus, this work aimed at providing knowledge and information, so that children can understand the importance of Mathematical Education, as well as the importance of the separation and collection of solid waste in an integrated manner.The study was conducted from August to October 2013 with 25 students in the 5th grade of elementary school of Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Bandeira, in Lajeado/ RS. Questions, lectures, playful and interactive lessons were used for the implementation and construction of knowledge, aiming at achieving changes in habits and attitudes. The students responded very well in all the moments of the project, participating in the proposed activities. This participation was evident when answering to questions. Mathematical Education necessarily involves encouraging students to inquire, which leads them to gain confidence in their ability, potential, and self-esteem that provide greater interest in learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectColeta seletivapor
dc.subjectResíduos sólidospor
dc.subjectAulas expositivaspor
dc.titleO ensino da matemática através dos resíduos sólidospor
dc.title.alternativeThe teaching of mathematics through the solid wasteeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoOs procedimentos mecanizados e distanciados da realidade do educando, assim como resolução de exercícios a partir de passos e regras formais, são geralmente a didática utilizada pela maioria das escolas para o Ensino da Matemática. Este trabalho objetiva a construção dos conhecimentos e informações, para que as crianças possam entender a importância do Ensino Matemático, assim como a importância da separação e coleta dos resíduos sólidos de forma integrada. Sendo as mesmas, posteriormente, capazes de reproduzir esse pensamento. O trabalho foi desenvolvido de agosto a outubro de 2013, com 25 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Bandeira, localizada no município de Lajeado/RS. Foi utilizado questionamentos, aulas expositivas, lúdicas e interativas para a aplicação e construção do conhecimento, na perspectiva de atingir mudanças de hábitos e atitudes. Os educandos responderam bem a todos os momentos do projeto, participando ativamente das atividades propostas. Essa participação ficou evidenciada nas respostas aos questionamentos. Educar matematicamente passa necessariamente por procurar encorajar atitudes de questionamento e de intervenção que os levem a adquirir confiança nas suas possibilidades, potencialidades, e auto-estima geradora de um interesse maior pelas aprendizagens.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples