Estratégias metodológicas para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas e em aulas de Educação Física
Resumo
Neste trabalho buscou-se verificar as estratégias metodológicas para a inclusão de
Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE) em escolas públicas em
classes normais de ensino. Participaram da coleta duas escolas municipais e duas
escolas estaduais da rede pública da cidade de Santa Maria – RS. Realizou-se uma
entrevista semi - estruturada, com a qual buscou-se analisar as estratégias metodológicas
utilizadas pelas escolas e pelos professores de Educação Física nas aulas para a inclusão
de ANEE, bem como identificar as contribuições das estratégias metodológicas
utilizadas pela escola para a inclusão de ANEE na classe normal de ensino e pelas
professoras de Educação física em suas aulas. Procurou-se saber como as aulas são
planejadas e estruturadas, levando em consideração a participação de um ANEE na
escola e na turma de Educação Física. Dentre as principais estratégias encontradas nas
escolas podemos citar as adaptações curriculares, o diálogo, o mesmo tratamento e o
mesmo planejamento para todos os alunos e o respeito às individualidades e às
necessidades de cada um. Constatou-se que, dentro das possibilidades de cada escola, as
estratégias utilizadas pelas mesmas contribuem para a inclusão dos ANEE na classe
regular de ensino, porém vale ressaltar que esse processo é complexo e que exige muito
preparo das partes envolvidas.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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