O processo educacional de uma aluna com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Abstract
A escola para a maioria das crianças brasileiras é o espaço de acesso aos
conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes
proporcionar condições de se desenvolver e de tornar-se cidadãos, alguém com
identidade social e cultural. A escola prepara o futuro, e de certo que se as crianças
conviverem e aprenderem a valorizar a diversidade nas suas salas de aula tornar-seão
adultos bem diferentes da geração atual. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer
os fatores sociais, familiares e educacionais que influenciaram no processo de
ensino – aprendizagem, causando o fracasso escolar de uma criança por vários anos
consecutivos. Este trabalho baseou-se na observação da criança, e entrevista
realizada com seus pais e ex-professores, para a coleta de informações sobre a
mesma, conhecendo sua história de vida. Ao conviver com Laura, e analisar os
dados coletados, constatou-se que ela está construindo sua aprendizagem, dentro
de suas possibilidades e de seu tempo. A cada dia ela está progredindo, às vezes
lentamente, outras vezes com rapidez. Conhecendo Laura, percebe-se que tem
potencial, é participativa em aula, gosta de liderar a turma e permanecer no centro
das atenções, apresenta um ritmo próprio de aprendizagem e maturidade, porém,
suas dificuldades de aprendizagem são decorrentes da falta de concentração,
atenção e persistência, dificultando a realização do trabalho em aula. Porém ao ser
motivada, elogiada constantemente, realiza as atividades propostas corretamente. O
contato entre escola e família também é importante para os progressos educacionais
de Laura, transmitindo para esta mais segurança e interesse pela escola.
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