dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Much, Liane Nair | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T15:39:05Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T15:39:05Z | |
dc.date.issued | 2007-11-24 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27603 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The school for most children Brazilian is the area of universal access to knowledge
and Systematic, or is the place that will provide them able to develop and to become
citizens, someone with social and cultural identity. The school prepares the future,
and of course, if the children conviverem and learn to value diversity in their the
classroom will become adults and various current generation. This research aims to
know the social factors, family and education that influenced the process of teachinglearning,
causing the failure of a school child for several consecutive years. This work
was based on the observation of the child and interview conducted with parents and
former teachers of the girl, for the collection of information about the same, knowing
the story of this life. To live with Laura, and analyze the data collected, it emerged
that Laura is building his learning, within its possibilities and its time. Every day it's
progressing, sometimes slowly, sometimes quickly. Knowing Laura, realizes that
there is potential, it is participatory in class, likes to lead the class and remain in the
spotlight, has a rhythm of its own learning and maturity, both not corresponding to
their chronological age, but the difficulties of learning presented are arising from lack
of concentration, attention and persistence, hindering the completion of their work.
But to be motivated, constantly praised, organizes activities proposals properly. The
contact between school and family is also of fundamental importance to the progress
of educational Laura, transmitting to this more security and interest ins chool. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Hiperatividade | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Education inclusive | eng |
dc.subject | Hyperactivity | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | O processo educacional de uma aluna com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | A escola para a maioria das crianças brasileiras é o espaço de acesso aos
conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes
proporcionar condições de se desenvolver e de tornar-se cidadãos, alguém com
identidade social e cultural. A escola prepara o futuro, e de certo que se as crianças
conviverem e aprenderem a valorizar a diversidade nas suas salas de aula tornar-seão
adultos bem diferentes da geração atual. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer
os fatores sociais, familiares e educacionais que influenciaram no processo de
ensino – aprendizagem, causando o fracasso escolar de uma criança por vários anos
consecutivos. Este trabalho baseou-se na observação da criança, e entrevista
realizada com seus pais e ex-professores, para a coleta de informações sobre a
mesma, conhecendo sua história de vida. Ao conviver com Laura, e analisar os
dados coletados, constatou-se que ela está construindo sua aprendizagem, dentro
de suas possibilidades e de seu tempo. A cada dia ela está progredindo, às vezes
lentamente, outras vezes com rapidez. Conhecendo Laura, percebe-se que tem
potencial, é participativa em aula, gosta de liderar a turma e permanecer no centro
das atenções, apresenta um ritmo próprio de aprendizagem e maturidade, porém,
suas dificuldades de aprendizagem são decorrentes da falta de concentração,
atenção e persistência, dificultando a realização do trabalho em aula. Porém ao ser
motivada, elogiada constantemente, realiza as atividades propostas corretamente. O
contato entre escola e família também é importante para os progressos educacionais
de Laura, transmitindo para esta mais segurança e interesse pela escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |