Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorMuch, Liane Nair
dc.date.accessioned2023-01-16T15:39:05Z
dc.date.available2023-01-16T15:39:05Z
dc.date.issued2007-11-24
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27603
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe school for most children Brazilian is the area of universal access to knowledge and Systematic, or is the place that will provide them able to develop and to become citizens, someone with social and cultural identity. The school prepares the future, and of course, if the children conviverem and learn to value diversity in their the classroom will become adults and various current generation. This research aims to know the social factors, family and education that influenced the process of teachinglearning, causing the failure of a school child for several consecutive years. This work was based on the observation of the child and interview conducted with parents and former teachers of the girl, for the collection of information about the same, knowing the story of this life. To live with Laura, and analyze the data collected, it emerged that Laura is building his learning, within its possibilities and its time. Every day it's progressing, sometimes slowly, sometimes quickly. Knowing Laura, realizes that there is potential, it is participatory in class, likes to lead the class and remain in the spotlight, has a rhythm of its own learning and maturity, both not corresponding to their chronological age, but the difficulties of learning presented are arising from lack of concentration, attention and persistence, hindering the completion of their work. But to be motivated, constantly praised, organizes activities proposals properly. The contact between school and family is also of fundamental importance to the progress of educational Laura, transmitting to this more security and interest ins chool.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectHiperatividadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducation inclusiveeng
dc.subjectHyperactivityeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleO processo educacional de uma aluna com transtorno do déficit de atenção e hiperatividadepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoA escola para a maioria das crianças brasileiras é o espaço de acesso aos conhecimentos universais e sistematizados, ou seja, é o lugar que vai lhes proporcionar condições de se desenvolver e de tornar-se cidadãos, alguém com identidade social e cultural. A escola prepara o futuro, e de certo que se as crianças conviverem e aprenderem a valorizar a diversidade nas suas salas de aula tornar-seão adultos bem diferentes da geração atual. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer os fatores sociais, familiares e educacionais que influenciaram no processo de ensino – aprendizagem, causando o fracasso escolar de uma criança por vários anos consecutivos. Este trabalho baseou-se na observação da criança, e entrevista realizada com seus pais e ex-professores, para a coleta de informações sobre a mesma, conhecendo sua história de vida. Ao conviver com Laura, e analisar os dados coletados, constatou-se que ela está construindo sua aprendizagem, dentro de suas possibilidades e de seu tempo. A cada dia ela está progredindo, às vezes lentamente, outras vezes com rapidez. Conhecendo Laura, percebe-se que tem potencial, é participativa em aula, gosta de liderar a turma e permanecer no centro das atenções, apresenta um ritmo próprio de aprendizagem e maturidade, porém, suas dificuldades de aprendizagem são decorrentes da falta de concentração, atenção e persistência, dificultando a realização do trabalho em aula. Porém ao ser motivada, elogiada constantemente, realiza as atividades propostas corretamente. O contato entre escola e família também é importante para os progressos educacionais de Laura, transmitindo para esta mais segurança e interesse pela escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto