Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.creatorSantos, Carmen
dc.date.accessioned2023-01-23T14:05:34Z
dc.date.available2023-01-23T14:05:34Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27652
dc.description.abstractThe research aimed to discuss the academic trajectory of students with intellectual disabilities in Higher Education, through a case study. Analyzing the data, it was found that in the case of students with intellectual disabilities, pedagogical support strategies are fundamental for academic performance, but other factors must also be present, such as: family and institutional support, in the case of sectors of pedagogical support that can guide the students and teachers of the course in a specialized way. It was concluded that the trajectory of students with intellectual disabilities in Higher Education can become effective when the set of factors that are essential to the student are institutionally made available, such as the inclusion policies contemplate.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/*
dc.subjectEducação Superior. Inclusão no Ensino Superior. Deficiência Intelectual.por
dc.titleDeficiência intelectual na Educação Superiorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo discutir a trajetória acadêmica do estudante com deficiência intelectual na Educação Superior, por meio de um estudo de caso. Analisando os dados, constatou-se no caso do estudante com deficiência intelectual, as estratégias de apoio pedagógico são fundamentais para o desempenho acadêmico, mas também é preciso que outros fatores estejam presentes, tais como: o apoio familiar, institucional, no caso setores de apoio pedagógico que possam orientar de forma especializada os estudantes e docentes do curso. Concluiu-se que, a trajetória de estudantes com deficiência intelectual no Ensino Superior pode vir a ser efetiva quando o conjunto dos fatores que são essenciais ao estudante sejam disponibilizados institucionalmente, tais como as políticas de inclusão contemplam.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto