dc.contributor.advisor | Pavão, Sílvia Maria de Oliveira | |
dc.creator | Santos, Carmen | |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T14:05:34Z | |
dc.date.available | 2023-01-23T14:05:34Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27652 | |
dc.description.abstract | The research aimed to discuss the academic trajectory of students with intellectual
disabilities in Higher Education, through a case study. Analyzing the data, it was found
that in the case of students with intellectual disabilities, pedagogical support strategies
are fundamental for academic performance, but other factors must also be present, such
as: family and institutional support, in the case of sectors of pedagogical support that
can guide the students and teachers of the course in a specialized way. It was concluded
that the trajectory of students with intellectual disabilities in Higher Education can
become effective when the set of factors that are essential to the student are
institutionally made available, such as the inclusion policies contemplate. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Superior. Inclusão no Ensino Superior. Deficiência Intelectual. | por |
dc.title | Deficiência intelectual na Educação Superior | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno | por |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objetivo discutir a trajetória acadêmica do estudante com
deficiência intelectual na Educação Superior, por meio de um estudo de caso.
Analisando os dados, constatou-se no caso do estudante com deficiência intelectual,
as estratégias de apoio pedagógico são fundamentais para o desempenho acadêmico,
mas também é preciso que outros fatores estejam presentes, tais como: o apoio
familiar, institucional, no caso setores de apoio pedagógico que possam orientar de
forma especializada os estudantes e docentes do curso. Concluiu-se que, a trajetória
de estudantes com deficiência intelectual no Ensino Superior pode vir a ser efetiva
quando o conjunto dos fatores que são essenciais ao estudante sejam disponibilizados
institucionalmente, tais como as políticas de inclusão contemplam. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |