dc.contributor.advisor | Rech, Andréia Jaqueline Devalle | |
dc.creator | Gomes, Roséli Dutra | |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T14:06:42Z | |
dc.date.available | 2023-01-23T14:06:42Z | |
dc.date.issued | 2022-12-06 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27653 | |
dc.description.abstract | The inclusion of students with characteristics of high abilities/giftedness (HA/GT) in
common schools makes it relevant to carry out studies addressing the issues on
visualizing this public that can lead to their educational, emotional and social
development. Therefore, this work analyzed the narratives of common education
teachers, verifying their conceptions about students with HA/GT and how the inclusion
of this theme in initial or continuing education interfered on the understanding of this
public. The base researchers were Renzulli (2014), Gardner (2000), Freitas and Rech
(2005), Pérez (2003), Winner (1998), among others. The methodology used was the
case study with qualitative approach, having as survey respondents five common
school teachers from the municipal public system of a small city in the state of Rio
Grande do Sul. Data collection took place through a semi-structured interview, carried
out individually through the Google Meet platform, in November 2021. The results
obtained exposed the existence of misconceptions about HA/GT in the speeches of
the interviewed teachers, as well as a lack of the training offered to these professionals
regarding HA/GT. Through the participants' reports, it was verified that the initial and/or
continued training proved to be insufficient for them to break with the misconceptions
about students who present characteristics of HA/GT. Therefore, the importance and
consequently the need for greater investment by teachers in courses, study and
individual reflection regarding learning about HA/GT were identified, thus deepening
and expanding the debate on this issue in order to minimize the misconceptions that
surround them, contributing to effective school inclusion. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Especial. Altas habilidades/superdotação. Formação de professores. Concepções equivocadas. | por |
dc.title | Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno | por |
dc.description.resumo | A inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD)
em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves
que as dificuldades para visualizar esse público podem acarretar ao seu
desenvolvimento educacional, emocional e social. Sendo assim, esse Trabalho de
Conclusão de Curso, buscou analisar as narrativas dos professores do ensino comum
verificando suas concepções a respeito dos alunos com AH/SD e como a inserção
dessa temática na formação inicial ou continuada interferiu na visualização desse
público. O aporte teórico que subsidiou a pesquisa, contou com pesquisadores como
Renzulli (2014), Gardner (2000), Freitas e Rech (2005), Pérez (2003), Winner (1998),
entre outros. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com uma abordagem
qualitativa, tendo como participantes cinco professores de ensino comum da rede
pública municipal de uma cidade de pequeno porte do estado do Rio Grande do Sul.
A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada, realizada
individualmente por meio da plataforma Google Meet, no mês de novembro do ano de
2021. Os resultados obtidos, expuseram a existência de concepções equivocadas
acerca das AH/SD nos discursos dos professores entrevistados, bem como uma
fragilidade das formações ofertadas para esses profissionais no que tange as AH/SD.
Por meio dos relatos dos participantes, verificou-se que a formação inicial e/ou
continuada mostraram-se insuficientes para que eles pudessem romper com as
concepções equivocadas acerca dos alunos que apresentam características de
AH/SD. Sendo assim, identificou-se a importância e consequentemente necessidade
de haver um maior investimento dos professores tanto em cursos, quanto em estudo
e na reflexão individual no que se refere a aprendizagem acerca das AH/SD,
aprofundando e ampliando assim o debate a respeito desse público de modo a
minimizar as concepções equivocadas que os cercam, contribuindo para uma efetiva
inclusão escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |