dc.contributor.advisor | Weingärtner, Thiago da Silva | |
dc.creator | Matos, Jesua Miriam Oliveira de | |
dc.date.accessioned | 2017-04-13T15:03:49Z | |
dc.date.available | 2017-04-13T15:03:49Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2765 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The central subject of this work is the importance of technological resources in regular school
for education of students with special needs. In the perspective that this is one of the
challenges of inclusive education. The aim of this study is to investigate what are the
means of learning found in regular class and resource class multifunctional public school
in Feira de Santana. For in such a way a diversified methodology was adopted. First it was
analyzed the Pertaining to school Regiment and the Project Pedagogical Politician of the
Escola Municipal Maria José Dantas Carneiro to verify the references on the inclusive
education, because it serves students with special educational needs. Finally heard is that there
are other subjects in school, to verify the technological resources available in school. This
research concluded that the resources used in school, is a real laboratory, where experiments
are being conducted and there are reactions and results. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Sala multifuncional | por |
dc.subject | Escola regular | por |
dc.title | Educação especial inclusiva e tecnologia, a importância dos recursos tecnologicos na escola regular sala multifuncional: caminhos, perspectivas e desafios | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Feira de Santana, BA, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O tema central deste trabalho é a importância dos recursos tecnológicos na escola regular para
a educação de alunos surdos. Na perspectiva de que esse é mais um dos desafios da educação
inclusiva. O objetivo geral deste trabalho é investigar quais são os meios de aprendizagem
encontrados na sala regular e na sala de recursos multifuncionais em escola da rede pública de
Feira de Santana. Para tanto se adotou uma metodologia qualitativa. Primeiro foi analisado o
Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico da escola para verificar as referências
sobre a educação inclusiva, já que a mesma atende alunos com necessidades educacionais
especiais; em seguida recorreu-se às fontes orais, geradas através da escuta junto a professores
que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais. Por fim ouviram-se
ainda outros sujeitos que convivem no espaço escolar, para verificar os recursos tecnológicos
existente na escola. Esta pesquisa permitiu concluir que os recursos utilizados na escola,
constituem-se um verdadeiro laboratório, onde se desenvolvem experiências e observam-se
reações e resultados. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |