Desafios à gestão escolar em tempos pandêmicos
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Data
2022-03-10Autor
Camargo, Paola Graciolli de
Metadata
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Esta monografia é decorrente dos estudos desenvolvidos no curso de Especialização em Gestão
Educacional, junto a linha de pesquisa LP1- Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior,
do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade
Federal de Santa Maria. Também, se constitui produção do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Políticas e Gestão Educacional – GESTAR/CNPq/UFSM. Teve como problema de pesquisa: o
que versam as produções científicas, desenvolvidas no período de 2020 a 2022, sobre o contexto
da gestão escolar na pandemia Covid-19 no Brasil? Como objetivo geral priorizou compreender
o contexto da gestão escolar na pandemia Covid-19 no Brasil, tendo por base um conjunto de
produções científicas do período de 2020 a 2022. No que tange aos objetivos específicos, foram
definidos: (i) identificar os aspectos gerais da gestão escolar no Brasil; (ii) mapear nas
produções científicas do período de 2020 a 2022 aspectos relacionados a pandemia de Covid19 e a gestão escolar no Brasil; e (iii) reconhecer nas produções científicas selecionadas alguns
desafios apresentados por gestores escolares quanto ao cenário da pandemia Covid-19 no
Brasil. Quanto a metodologia de pesquisa, foi realizado um estudo exploratório de abordagem
qualitativa, com base em artigos de dossiês e avulsos de periódicos da área da Educação, tendo
por base os descritores: educação, gestão escolar e pandemia Covid-19. Os principais resultados
direcionam para: preocupações sobre os índices de desempenho educacional; angústias de
famílias e estudantes; falta de formação e despreparo na utilização de TICs; desgastes físicos,
emocionais e psicológicos; sobrecarga de trabalho na gestão e docência; gestores escolares com
dificuldades em organizar estratégias de atendimento aos estudantes com poucas condições
financeiras e sem recursos digitais; estudantes com dificuldades em continuar seus estudos, sem
acesso ao ambiente virtual, entre outros meios tecnológicos; resistência de gestores e
professores em utilizar as tecnologias digitais; conexão à internet como grande empecilho
porque muitos estudantes e docentes não conseguiram bom acesso às aulas. A pandemia
também serviu de impulso para muitos gestores e docentes no sentido de realizarem cursos de
extensão e se atualizar quanto a utilização das TICs, porém muitos tiveram dificuldades no
manejo e no acesso aos equipamentos e rede de internet potente. Além disso, a constante
preocupação com a exclusão socioeducacional e com o déficit cognitivo dos estudantes
considerando o afastamento da escola e a desmotivação para a realização dos estudos.
Coleções
- Gestão Educacional [293]
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