dc.contributor.advisor | Gracioli, Cibele Rosa | |
dc.creator | Silva, Erica Jose Chaves da | |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T12:26:05Z | |
dc.date.available | 2014-06-03T12:26:05Z | |
dc.date.issued | 2013-12-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/276 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a study on the perception and involvement of the Polytechnic High
School teachers at a public school in relation to the topic "environment”. The restructuring of the high school placed as necessary to develop cross-cutting themes, including environmental issues . The objective of this research is to examine whether teachers are working the topic in the classroom and how these activities are developing. The research is characterized as exploratory descriptive and used in the data collection procedure such as: literature review and a structured questionnaire. The results verified that the subject, despite the efforts of some teachers, has not been developed as it should. It is an important issue and can not be used only in the disciplines of biology and geography. He must be worked through integrated with the participation of all disciplines seminar. This work resulted in a report containing information to be used in schools, training teachers and students in the pursuit of an education with
environmental and social responsibility. The data were analyzed and disseminated as
subsidies to help the school and the teachers, in the formation of a citizen more conscious regarding the environment where they live. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Reestruturação do ensino médio | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Interdisciplinaridade | por |
dc.title | Ensino médio politécnico e o tema meio ambiente: percepção e envolvimento dos educadores | por |
dc.title.alternative | Polytechnic school and environment theme: perception and involvement of educators | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo sobre a percepção e o envolvimento dos professores do Ensino Médio Politécnico de uma escola pública com relação ao tema meio ambiente. A reestruturação do ensino médio colocou como necessário o desenvolvimento de temas transversais, entre eles a temática ambiental. O objetivo desta pesquisa é verificar se os professores estão trabalhando o tema em sala de aula e como estão desenvolvendo estas atividades. A pesquisa caracteriza-se como exploratória descritiva e utilizou-se na coleta de dados de procedimento tais como: pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário estruturado. Nos resultados verifica que o tema, apesar do esforço de alguns professores, não vem sendo desenvolvido como se deve. É um tema importante e não pode ser empregado só nas disciplinas de biologia e geografia. É preciso que ele seja trabalhado, através do seminário integrado com a participação de todas as disciplinas. Este trabalho resultou em um relatório com informações para serem empregadas na escola, na formação dos professores e alunos, na busca de uma educação com responsabilidade ambiental e social. Os dados encontrados foram analisados e divulgados como subsídios para ajudar à escola e aos professores, na formação de um cidadão mais consciente com relação ao meio onde vivem.
de um cidadão mais consciente com relação ao meio onde vivem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |