Consumo sustentável: nossas escolhas escrevem nossa história
Abstract
Este trabalho apresenta a pesquisa participante realizada com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, Lajeado/RS, elaborado a partir da problemática, de ocorrência de diferentes fenômenos ambientais que causam problemas socioeconômicos, que são divulgados nas diferentes mídias. Sendo a escola local onde se fomenta conhecimentos e aprimoramento de bons hábitos relacionados a Educação Ambiental e tendo o professor o papel motivador na descoberta e construção de uma aprendizagem significativa, que oportunize a correlação com o cotidiano, utilizou-se da metodologia de investigação dos conhecimentos prévios dos alunos através de questionário objetivo. Identificados estes conhecimentos foram realizadas aulas expositivas, coma visualização de filme e documentário relacionados ao tema de resíduos sólidos e consumo sustentável e discussões sobre o que se percebeu através deles, identificando a necessidade de ter consciência e responsabilidade de suas atitudes na separação dos resíduos e seu adequado destino através da coleta seletiva, primando por qualidade de vida. A análise qualitativa da pesquisa foca seus estudos no consumo de forma consciente, com responsabilidade e primando por qualidade de vida, Como resultado observa-se que a informação sobre a temática ambiental focada nos resíduos sólidos e fomentação da coleta seletiva é necessária acontecer como um processo contínuo, pois mesmo havendo certo conhecimento de como devem ser as atitudes com relação à destinação correta dos diferentes resíduos ainda falta se efetivar em ações práticas.
Collections
- Educação Ambiental - EaD [338]