dc.contributor.advisor | Gracioli, Cibele Rosa | |
dc.creator | Santos, Tatiana Linhares dos | |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T12:43:47Z | |
dc.date.available | 2014-06-03T12:43:47Z | |
dc.date.issued | 2013-12-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/277 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a project with students of Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, Lajeado/RS, drawn from the occurrence of different environmental phenomena that cause socioeconomic problems, which are advertised in different media. The students have made many inquiries on this subject especially on the trash, the different types of waste and its destination, the consequences of the irregular allocation as well as how the human being should act in regard to this subject. As the school is the place that promotes knowledge and enhancement of good habits related to environmental education and the teacher has the motivating role in the discovery and construction of meaningful learning linked with daily life, we used the research methodology of students’ previous knowledge through an objective questionnaire. After that students watched lectures, a movie and a documentary related to the topic and discussed it. They concluded on the need to be aware of their attitudes and their responsibility in the separation of waste and its proper destination through selective collection, aiming at life quality. The development of this project showed that getting information on this matter and fostering this habit are required as a continuous process, because even knowing the attitudes regarding the proper disposal of the waste we still need practical actions to make it effective. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Coleta seletiva | por |
dc.subject | Consumo sustentável | por |
dc.subject | Consciência ambiental | por |
dc.title | Consumo sustentável: nossas escolhas escrevem nossa história | por |
dc.title.alternative | Sustainable consumption: our choices write our history | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a pesquisa participante realizada com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, Lajeado/RS, elaborado a partir da problemática, de ocorrência de diferentes fenômenos ambientais que causam problemas socioeconômicos, que são divulgados nas diferentes mídias. Sendo a escola local onde se fomenta conhecimentos e aprimoramento de bons hábitos relacionados a Educação Ambiental e tendo o professor o papel motivador na descoberta e construção de uma aprendizagem significativa, que oportunize a correlação com o cotidiano, utilizou-se da metodologia de investigação dos conhecimentos prévios dos alunos através de questionário objetivo. Identificados estes conhecimentos foram realizadas aulas expositivas, coma visualização de filme e documentário relacionados ao tema de resíduos sólidos e consumo sustentável e discussões sobre o que se percebeu através deles, identificando a necessidade de ter consciência e responsabilidade de suas atitudes na separação dos resíduos e seu adequado destino através da coleta seletiva, primando por qualidade de vida. A análise qualitativa da pesquisa foca seus estudos no consumo de forma consciente, com responsabilidade e primando por qualidade de vida, Como resultado observa-se que a informação sobre a temática ambiental focada nos resíduos sólidos e fomentação da coleta seletiva é necessária acontecer como um processo contínuo, pois mesmo havendo certo conhecimento de como devem ser as atitudes com relação à destinação correta dos diferentes resíduos ainda falta se efetivar em ações práticas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |