dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Mota, Samuel dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-04-17T13:53:26Z | |
dc.date.available | 2017-04-17T13:53:26Z | |
dc.date.issued | 2010-12-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2770 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The main objective of this paper is to present an analysis of the usability of audiobooks as digital
learning objects in the development of blind or low vision academics in order to understand these audiobooks as tools for disseminating culture which, when suitable, can be applied in an educational context. The research adopted a qualitative approach using semi-structured interviews with members of the extension project of the Federal University of Santa Maria, entitled “Audio texts production for Inclusive Education”, and with blind or low vision academics who use or have used audiobooks in their academic life. These interviews were then analyzed. Several aspects were observed, which help to understand in such a context that audiobooks have a significant useas digital learning objects. Eventually, suggestions were proposed to better the usability of audiobooks as digital learning objects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Audiolivros | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Usabilidade | por |
dc.title | O uso de audiolivros como objetos de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de universitários cegos ou com baixa visão: uma análise a respeito da usabilidade | por |
dc.title.alternative | The use of audiobooks as learning objects in the academic development of blind or low vision students: an analysis of usability | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise a respeito da usabilidade de
audiolivros como objetos digitais de aprendizagem no desenvolvimento acadêmico de
universitários cegos ou com baixa visão; Com o intuito de compreender os audiolivros como
ferramentas de disseminação da cultura que, após as devidas adequações, podem ser inseridas
em contextos educacionais. Utilizou-se durante a pesquisa uma abordagem quanti-qualitativa,
através da análise de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto a integrantes do projeto de
extensão da Universidade Federal de Santa Maria denominado “Produção de Audiotextos para a
Educação Inclusiva” e com um universitário cego ou com baixa visão que utilizou audiolivros em
sua trajetória acadêmica. Essas, por sua vez, foram analisadas. Observou-se diversos aspectos
que corroboram para compreender, dentro do contexto de estudo, que os audiolivros possuem
uma usabilidade significativa como objetos digitais de aprendizagem. Em derradeiro, propôs-se
sugestões para melhoria da usabilidade dos audiolivros como objetos digitais de aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |