Um portfólio de ferramentas digitais para o ensino de língua estrangeira baseado nas experiências do ensino remoto durante a pandemia/ Covid-19
Visualizar/ Abrir
Data
2022-10-27Primeiro coorientador
Reginatto, Andrea Ad
Primeiro membro da banca
Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
Segundo membro da banca
Reis, Susana Cristina dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias
Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em
Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visou conhecer e
analisar as contribuições das plataformas e ferramentas digitais pelos professores de
língua estrangeira da rede pública e privada de ensino de Farroupilha/RS, durante a
adoção do ensino remoto causado pela pandemia da COVID-19. A análise desses
dados permitiu identificar quais ferramentas foram melhor adotadas pelos
professores, quais foram as dificuldades nessa adoção abrupta devido ao isolamento
físico imposto pela pandemia, e quais foram as carências, dadas as necessidades
específicas de professores de língua estrangeira. Com o objetivo de suprir essas
carências e alavancar os produtos adotados com sucesso para futuras adoções, se
propôs um portfólio de ferramentas digitais de apoio ao ensino remoto de língua
estrangeira. A fim de alcançar tal objetivo, se propôs uma metodologia dividida em
três fases, inicialmente uma análise teórica bibliográfica, que explicasse o uso das
tecnologias no ensino. Seguida de uma coleta de dados a partir de um questionário
online, finalizado por meio de uma entrevista, acerca da escolha e das impressões
dos professores de língua estrangeira quanto às ferramentas disponibilizadas pelas
redes de ensino. E, por fim, uma última fase, que se dedicou à análise dos dados
coletados e à elaboração de um portfólio de ferramentas digitais, com orientações e
sugestões de uso. Com os resultados obtidos através do questionário online,
juntamente com a segunda fase de entrevistas, se compreendeu as informações
concisas e pertinentes para a elaboração do produto final. Por fim, com esta
pesquisa foi possível elaborar um material de apoio e pesquisa a fim de auxiliar o dia
a dia dos professores de língua estrangeira.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: