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dc.creatorSchiefelbein, Layla Ribas
dc.date.accessioned2023-02-03T11:40:46Z
dc.date.available2023-02-03T11:40:46Z
dc.date.issued2022-10-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27711
dc.description.abstractThe use of digital technologies, blended learning, the flipped classroom, and remote and distance learning modalities are some of the drivers of the need to know how to use and produce videolessons for pedagogical purposes. Videolessons have become a teaching and learning tool in the globalized world and, however, because they are a multimodal genre, they can pose challenges for those who produce them and for those who use them as a teaching tool. The present research was developed in the Postgraduate Program in Educational Technologies in Network (PPGTER), research field of Development of Educational Technologies in Network (LP1). In this research, we developed a miniseries composed of five video classes that help in the production of video classes in English as an Additional Language. This miniseries was prepared based on an analysis of video classes, which were selected from the answers to a diagnostic questionnaire, with undergraduate students from the Federal University of Santa Maria (UFSM) as an audience. With the data collection of this questionnaire, I selected 14 copies of video classes that were analyzed in search of a possible rhetorical organization. After the analysis and elaboration of the instructional material, which was applied and evaluated in a class of the undergraduate course in Letters-English at UFSM. After this application and evaluation, the product was re-elaborated and re-applied. The data from this research contribute to the confirmation of the importance and visibility that video classes have in ILA teaching.The miniseries format product is available on LabEOn's youtube channel.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInglês como língua adicionapor
dc.subjectProdução de videoaulaspor
dc.subjectMaterial instrucionalpor
dc.subjectEnglish as an additional languageeng
dc.subjectProduction of video lessonseng
dc.subjectDigital materialeng
dc.titleDo it yourself (DIY) videolessons: proposta de material digital para orientar o design de videoaulas para o ensino de inglês como língua adicionalpor
dc.title.alternativeDo it yourself (DIY) videolessons: digital material proposal to guide the design of videolessons for the teaching of english as an additional languageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO uso de tecnologias digitais, o ensino híbrido, a sala de aula invertida, e as modalidades de ensino remoto e a distância são alguns dos propulsores da necessidade de se saber usar e produzir videoaulas. As videoaulas tornaram-se uma ferramenta de ensino e de aprendizagem no mundo globalizado. No entanto, por constituírem-se como gênero multimodal podem impor desafios para quem as produz e para quem as utiliza no ensino, com relação a como esse gênero se constitui e como avaliá-lo. A presente pesquisa foi desenvolvida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede (LP1) e apresenta como produto um material didático digital no formato de uma minissérie, composta por cinco videoaulas, que auxiliam o futuro professor a entender sobre o gênero, seu consumo e sua produção para aulas de Inglês como Língua Adicional. Essa minissérie foi elaborada após estudo exploratório, tendo por base dados coletados para o estudo de caso realizado com acadêmicos de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir da aplicação de questionário diagnóstico, foram selecionados 14 exemplares de videoaulas que foram analisadas em busca de uma possível organização retórica do gênero. Após a análise, iniciamos o processo de design do material digital. Para elaborar o design do material seguimos as etapas do ciclo de produção de artefatos digitais (REIS, 2021) para orientar esse processo. Após elaboração do protótipo, o material foi testado, aplicado e avaliado em uma turma do curso de graduação em Letras-Inglês na UFSM.Resultados apontaram a necessidade de redesign da primeira versão das videoaulas, com alterações de layout, tipologia de videoaulas e a inclusão de conteúdos instrucionais de como gravar videoaulas na plataforma Canva. Os usuários avaliaram positivamente a primeira versão das videoaulas propostas e indicaram que a pesquisa contribuiu para orientar professores em formação inicial quanto a sistematização de videoaulas, desse modo confirmando a importância e a visibilidade que as videoaulas têm no ensino de ILA. O produto no formato de minissérie encontra-se disponível no canal do youtube do LabEOn.por
dc.contributor.advisor1Reis, Susana Cristina dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3804571013104935por
dc.contributor.referee1Mussio, Simone Cristina
dc.contributor.referee2Nascimento, Roséli Gonçalves do
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428397682834998por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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