dc.creator | Schiefelbein, Layla Ribas | |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T11:40:46Z | |
dc.date.available | 2023-02-03T11:40:46Z | |
dc.date.issued | 2022-10-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27711 | |
dc.description.abstract | The use of digital technologies, blended learning, the flipped classroom, and
remote and distance learning modalities are some of the drivers of the need to
know how to use and produce videolessons for pedagogical purposes.
Videolessons have become a teaching and learning tool in the globalized world
and, however, because they are a multimodal genre, they can pose challenges
for those who produce them and for those who use them as a teaching tool. The
present research was developed in the Postgraduate Program in Educational
Technologies in Network (PPGTER), research field of Development of
Educational Technologies in Network (LP1). In this research, we developed a
miniseries composed of five video classes that help in the production of video
classes in English as an Additional Language. This miniseries was prepared
based on an analysis of video classes, which were selected from the answers to
a diagnostic questionnaire, with undergraduate students from the Federal
University of Santa Maria (UFSM) as an audience. With the data collection of this
questionnaire, I selected 14 copies of video classes that were analyzed in search
of a possible rhetorical organization. After the analysis and elaboration of the
instructional material, which was applied and evaluated in a class of the
undergraduate course in Letters-English at UFSM. After this application and
evaluation, the product was re-elaborated and re-applied. The data from this
research contribute to the confirmation of the importance and visibility that video
classes have in ILA teaching.The miniseries format product is available on
LabEOn's youtube channel. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inglês como língua adiciona | por |
dc.subject | Produção de videoaulas | por |
dc.subject | Material instrucional | por |
dc.subject | English as an additional language | eng |
dc.subject | Production of video lessons | eng |
dc.subject | Digital material | eng |
dc.title | Do it yourself (DIY) videolessons: proposta de material digital para orientar o design de videoaulas para o ensino de inglês como língua adicional | por |
dc.title.alternative | Do it yourself (DIY) videolessons: digital material proposal to guide the design of videolessons for the teaching of english as an additional language | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O uso de tecnologias digitais, o ensino híbrido, a sala de aula invertida, e as
modalidades de ensino remoto e a distância são alguns dos propulsores da
necessidade de se saber usar e produzir videoaulas. As videoaulas tornaram-se uma ferramenta de ensino e de aprendizagem no mundo globalizado. No
entanto, por constituírem-se como gênero multimodal podem impor desafios
para quem as produz e para quem as utiliza no ensino, com relação a como
esse gênero se constitui e como avaliá-lo. A presente pesquisa foi
desenvolvida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias
Educacionais em Rede (LP1) e apresenta como produto um material didático
digital no formato de uma minissérie, composta por cinco videoaulas, que
auxiliam o futuro professor a entender sobre o gênero, seu consumo e sua
produção para aulas de Inglês como Língua Adicional. Essa minissérie foi
elaborada após estudo exploratório, tendo por base dados coletados para o
estudo de caso realizado com acadêmicos de diferentes cursos de graduação
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir da aplicação de
questionário diagnóstico, foram selecionados 14 exemplares de videoaulas que
foram analisadas em busca de uma possível organização retórica do gênero.
Após a análise, iniciamos o processo de design do material digital. Para
elaborar o design do material seguimos as etapas do ciclo de produção de
artefatos digitais (REIS, 2021) para orientar esse processo. Após elaboração
do protótipo, o material foi testado, aplicado e avaliado em uma turma do curso
de graduação em Letras-Inglês na UFSM.Resultados apontaram a necessidade
de redesign da primeira versão das videoaulas, com alterações de layout,
tipologia de videoaulas e a inclusão de conteúdos instrucionais de como gravar
videoaulas na plataforma Canva. Os usuários avaliaram positivamente a
primeira versão das videoaulas propostas e indicaram que a pesquisa
contribuiu para orientar professores em formação inicial quanto a
sistematização de videoaulas, desse modo confirmando a importância e a
visibilidade que as videoaulas têm no ensino de ILA. O produto no formato de
minissérie encontra-se disponível no canal do youtube do LabEOn. | por |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Susana Cristina dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3804571013104935 | por |
dc.contributor.referee1 | Mussio, Simone Cristina | |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Roséli Gonçalves do | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6428397682834998 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |