dc.creator | Züge, Bruna Luana | |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T13:09:27Z | |
dc.date.available | 2023-02-07T13:09:27Z | |
dc.date.issued | 2022-10-04 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27748 | |
dc.description.abstract | Some principles of Euclidean Geometry are developed in basic school, such as concepts of
plane figures, areas and volumes. Considering some structures that are present in nature, such
as clouds, mountains and lightning, the geometry learned at school cannot accurately describe
them. Fractal Geometry is a branch of mathematics that describes and models some forms
found in nature, bringing a more appropriate description, but not perfect, such as those
exemplified. In this context, the research developed here aims to analyze which visual
procedures are used in solving activities involving mathematical content and Fractal
Geometry by Basic Education teachers. To achieve this objective, a case study research was
carried out, using a qualitative approach, in which it was analyzed how Mathematics teachers
in Basic Education relate fractal-type figures and mathematical content. In addition, with the
help of the GeoGebra software, the understanding of concepts of this geometry was sought
with the teachers, based on a workshop in which mathematical contents described in
documents such as the National Common Curricular Base were explored, enabling a study of
the Fractal Geometry. In this investigation, it can be concluded that, during the activities
proposed in the workshop, the participants used different visual processes such as translation
and rotation of figures. In addition, the use of the GeoGebra software was positive, even
though the participants did not fully master its tools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fractais | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Tecnologias digitas | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Fractals | eng |
dc.subject | Digital technologies | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.title | Uma análise dos processos visuais na apreensão de conceitos da geometria fractal | por |
dc.title.alternative | An analysis of visual processes in the appreciation of fractal geometry concepts | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Alguns princípios da Geometria Euclidiana são desenvolvidos na escola básica, como por
exemplo, conceitos de figuras planas, áreas e volumes. Considerando algumas estruturas que
estão presentes na natureza, como por exemplo as nuvens, as montanhas e os relâmpagos, a
geometria que se aprende na escola não consegue descrevê-las com precisão. A Geometria
Fractal é um ramo da matemática que descreve e modela algumas formas encontradas na
natureza, trazendo uma descrição mais apropriada, mas não perfeita, como as exemplificadas.
Nesse contexto, a pesquisa aqui desenvolvida possui como objetivo analisar quais
procedimentos visuais são utilizados na resolução de atividades envolvendo conteúdos
matemáticos e a Geometria Fractal por professores do Ensino Básico. Para alcançar tal
objetivo, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, por meio de uma abordagem
qualitativa, em que foi analisado como professores de Matemática da Educação Básica
relacionam figuras do tipo fractal e conteúdos matemáticos. Além disso, com o auxílio do
software GeoGebra, buscou-se, junto aos professores, o entendimento de conceitos dessa
geometria, a partir de uma oficina na qual foram explorados conteúdos matemáticos descritos
em documentos como a Base Nacional Comum Curricular, possibilitando um estudo da
Geometria Fractal. Nessa investigação pode-se concluir que, durante a realização das
atividades propostas na oficina, os participantes utilizaram diferentes processos visuais como
a translação e a rotação de figuras. Além disso, o uso do software GeoGebra foi positiva,
mesmo os participantes não tendo o total domínio das ferramentas do mesmo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.contributor.referee1 | Fajardo, Ricardo | |
dc.contributor.referee2 | Stormowski, Vandoir | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8648111184918613 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |