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dc.creatorZüge, Bruna Luana
dc.date.accessioned2023-02-07T13:09:27Z
dc.date.available2023-02-07T13:09:27Z
dc.date.issued2022-10-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27748
dc.description.abstractSome principles of Euclidean Geometry are developed in basic school, such as concepts of plane figures, areas and volumes. Considering some structures that are present in nature, such as clouds, mountains and lightning, the geometry learned at school cannot accurately describe them. Fractal Geometry is a branch of mathematics that describes and models some forms found in nature, bringing a more appropriate description, but not perfect, such as those exemplified. In this context, the research developed here aims to analyze which visual procedures are used in solving activities involving mathematical content and Fractal Geometry by Basic Education teachers. To achieve this objective, a case study research was carried out, using a qualitative approach, in which it was analyzed how Mathematics teachers in Basic Education relate fractal-type figures and mathematical content. In addition, with the help of the GeoGebra software, the understanding of concepts of this geometry was sought with the teachers, based on a workshop in which mathematical contents described in documents such as the National Common Curricular Base were explored, enabling a study of the Fractal Geometry. In this investigation, it can be concluded that, during the activities proposed in the workshop, the participants used different visual processes such as translation and rotation of figures. In addition, the use of the GeoGebra software was positive, even though the participants did not fully master its tools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFractaispor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectTecnologias digitaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFractalseng
dc.subjectDigital technologieseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleUma análise dos processos visuais na apreensão de conceitos da geometria fractalpor
dc.title.alternativeAn analysis of visual processes in the appreciation of fractal geometry conceptseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAlguns princípios da Geometria Euclidiana são desenvolvidos na escola básica, como por exemplo, conceitos de figuras planas, áreas e volumes. Considerando algumas estruturas que estão presentes na natureza, como por exemplo as nuvens, as montanhas e os relâmpagos, a geometria que se aprende na escola não consegue descrevê-las com precisão. A Geometria Fractal é um ramo da matemática que descreve e modela algumas formas encontradas na natureza, trazendo uma descrição mais apropriada, mas não perfeita, como as exemplificadas. Nesse contexto, a pesquisa aqui desenvolvida possui como objetivo analisar quais procedimentos visuais são utilizados na resolução de atividades envolvendo conteúdos matemáticos e a Geometria Fractal por professores do Ensino Básico. Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa, em que foi analisado como professores de Matemática da Educação Básica relacionam figuras do tipo fractal e conteúdos matemáticos. Além disso, com o auxílio do software GeoGebra, buscou-se, junto aos professores, o entendimento de conceitos dessa geometria, a partir de uma oficina na qual foram explorados conteúdos matemáticos descritos em documentos como a Base Nacional Comum Curricular, possibilitando um estudo da Geometria Fractal. Nessa investigação pode-se concluir que, durante a realização das atividades propostas na oficina, os participantes utilizaram diferentes processos visuais como a translação e a rotação de figuras. Além disso, o uso do software GeoGebra foi positiva, mesmo os participantes não tendo o total domínio das ferramentas do mesmo.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.referee2Stormowski, Vandoir
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8648111184918613por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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