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dc.contributor.advisorTrevisan, Patrícia Farias Fantinel
dc.creatorMiranda, Maria Tereza Lima
dc.date.accessioned2017-04-17T15:24:27Z
dc.date.available2017-04-17T15:24:27Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2774
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractIn the search for new knowledge to work, we decided to conduct a qualitative study to examine the teaching strategies that can be used by teachers to develop the process of learning the written language for deaf people in a bilingual education. This article is divided into three stages: first time discusses methodological approach considering the nature of the research to be developed to characterize the subjects and the techniques to be used to consolidate the intention of the research. The second brings up thoughts about the contributions of teaching strategies (for the learning of written language for deaf people in a bilingual education and the third considers the final considerations expose, trying to rescue the main ideas for this workand systematize the references that guided the work. We have seen the reports of stories in LBS, prior exposure to text, video projection, use of different texts (knowledge of text organization), dialogues and experiences between deaf POUNDS (world knowledge) are strategies education that contribute to the process of learning the written language as relational processes of production of meaning, not only encoding / decoding a second language.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua de sinaispor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEducação bilínguepor
dc.subjectEstratégias de ensinopor
dc.titleEstratégicas de ensino voltadas a prendizagem da segunda língua por surdos em uma abordagem bilinguepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Teófilo Otoni, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaDpor
dc.description.resumoNa busca de se trabalhar novos conhecimentos, optamos por realizar uma pesquisa de cunho qualitativo para analisar as estratégias de ensino que poderão ser utilizadas pelos professores para desenvolver o processo de aprendizagem da língua escrita pelos surdos em uma educação bilíngüe. Este artigo está dividido em três momentos: o primeiro momento aborda percurso metodológico contemplando a natureza da pesquisa a ser desenvolvida, a caracterização dos sujeitos e as técnicas a serem utilizadas, para consolidar a intenção da pesquisa. O segundo trás a tona reflexões acerca das contribuições das estratégias de ensino (para o processo de aprendizagem da língua escrita pelos surdos em uma educação bilíngüe e, o terceiro as considera expomos as considerações finais - procurando resgatar as principais idéias para sistematizar este trabalho- e as referências que nortearam o trabalho. Vimos que os relatos de histórias em LIBRAS, exposição prévia de textos, projeção de vídeo, utilização de diferentes textos (conhecimento de organização textual), diálogos em LIBRAS e vivências entre surdos (conhecimento de mundo) são estratégias de ensino que contribuem para o processo de aprendizagem da língua escrita como processos relacionais, de produção de significado, e não exclusivamente codificação/decodificação de uma segunda língua.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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