Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPerez, Susana Graciela Perez Barrera
dc.creatorMerlo, Sandra
dc.date.accessioned2017-04-20T12:42:26Z
dc.date.available2017-04-20T12:42:26Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2775
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe current article aims to approach the question of the pupils with High abilities/Superendowment and their inclusion at school of the regular net of education, as well as aspects which involve the initial and continued formation of teachers who work with these pupils. For that, it was carried out a bibliographical research upon the focused theme. The pupils who have High abilities/Superendowment are those who have a high performance with reference to their classmates, high creativity and involvement in the accomplishment of the works. Moreover, they have an exceptional curiosity about the most varied aspects what bring difficulties to their adaptation at school since it presents an automatic resistance to the education innovations, as the inclusion and what is different, like the pupils with High abilities/Superendowment. It fits, therefore, to the teacher to make it possible the integration of these pupils to the school context and one of the ways to make it is to have knowledge about the High abilities as well as initial and continued (in)formation. Through it, it is possible the solution of the problems that these pupils find in classroom, what results in the development of their potentialities, as well as a successful permanence of this pupil in the Regular Net of Education. When finishing this study, it is stand out that to fight for an inclusive school that searches for a curriculum reformulation of schools, as well as the courses of formation of teachers, in order to answer to the specific necessities of each pupil with High abilities/Superendowment, be one of the principal challenges to be concretized.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectFormação do professorpor
dc.titleO aluno com altas habilidades/superdotação e sua inclusão na escolapor
dc.title.alternativeThe pupil with high abilities/superendowment and his inclusion at schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo abordar a questão dos alunos com Altas habilidades/Superdotação e sua inclusão na escola da rede regular de ensino, bem como aspectos que envolvem a formação inicial e continuada de professores que trabalham com esses alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema focado. Os alunos que possuem Altas Habilidades são aqueles que possuem um desempenho maior em relação a seus colegas, elevada criatividade e envolvimento na realização das tarefas. Além disso, possuem uma curiosidade excepcional sobre assuntos dos mais variados, o que dificulta sua adaptação na escola, já que esta apresenta uma resistência automática às inovações educacionais, como a inclusão e ao que é diferente, como os alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Cabe, portanto ao professor possibilitar a integração desses alunos ao contexto escolar e, uma das maneiras de realizá-la, é ter conhecimento sobre as Altas habilidades, bem como (in)formação inicial e continuada. Através disso, é possível a solução dos problemas que esses alunos encontram em sala de aula, resultando no desenvolvimento de suas potencialidades, bem como a permanência bem sucedida desse aluno na Rede Regular de Ensino. Ao finalizar esse estudo, pontua-se que lutar por uma escola inclusiva que busque uma reformulação curricular das escolas, bem como dos cursos de formação de professores, a fim de responder às necessidades específicas de cada aluno com Altas Habilidades/Superdotação, seja hoje um dos principais desafios a serem concretizados.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples