Habilidades de leitura e escrita e funções executivas em escolares nascidos a termo e pré-termo moderado
View/ Open
Date
2022-08-09Primeiro membro da banca
Mezzomo, Carolina Lisboa
Segundo membro da banca
Pagliarin, Karina Carlesso
Terceiro membro da banca
Bagetti, Tatiana
Quarto membro da banca
Souza, Ana Paula Ramos de
Metadata
Show full item recordAbstract
O desenvolvimento da função cognitiva pode ser influenciado por
intercorrências gestacionais, perinatais e/ou pós-natais, que na presença destes,
podem ocasionar níveis cognitivos inferiores. Como exemplos desses fatores,
pode-se citar a prematuridade. Há evidências de que as crianças prematuras
moderadas apresentem alterações em diversos subdomínios linguísticos, sendo
que essas alterações são variáveis. Surge a necessidade de investigação acerca
desta relação entre prematuridade moderada e aprendizagem. Uma vez
confirmada esta relação, acredita-se que o estudo oferecerá subsídios para
profissionais da fonoaudiologia, educação e áreas da saúde, contribuindo para o
avanço do escolar. Este trabalho teve como objetivo geral analisar e comparar o
desempenho de aprendizagem em crianças nascidas a termo e pré-termo
moderados. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP)
desta instituição de ensino, seguindo a regulamentação da resolução 466/2012. A
amostra inicial desse estudo foi constituída por 31 crianças com idades de 7 a 9
anos. Utilizou-se como critérios de inclusão: sujeitos nascidos a termo; sujeitos
nascidos pré-termo moderados (entre 35 e 37 semanas); sujeitos devidamente
matriculados do 2º ao 4º ano das escolas pesquisadas, ser membro de uma
família monolíngue falante do PB; crianças de ambos os gêneros; apresentar
linguagem compreensiva adequada à idade. Foram realizados testes com os
protocolos de prova de consciência fonológica por escolha de figuras, Teste de
Hayling infantil, ditado balanceado, provas de avaliação dos processos de leitura,
nomeação de estímulos alternados, teste de fluência de leitura. Os resultados
mostraram diferença significativa em relação a superioridade dos testes dos
escolares nascidos a termo nas seguintes avaliações: funções executivas, ditado,
processos de leitura e consciência fonológica. Sugerindo que prematuros
moderados podem ser considerados como população de risco para dificuldades
de aprendizagem que podem afetar negativamente o desempenho acadêmico em
longo prazo.
Collections
The following license files are associated with this item: