Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMichel, Leandro
dc.creatorChristoffer, Daniel Schwertner
dc.date.accessioned2023-02-09T14:53:41Z
dc.date.available2023-02-09T14:53:41Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationCHRISTOFFER, D. S. Desenvolvimento de bancada automatizada para suporte ao ensino e treinamento em sistemas fotovoltaicos. 2016. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27773
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Controle e Automação, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis document presentes a bachelor thesis in which the main goal is to develop a didactic bench to be used for training people. The training requires a change on the skills of the individual and therefore, is necessary that he develops his skills in a practical environment that is able to reproduce at the most, a real system in which the person will be working afterwards. Because it is a prototype, it was prioritized the low cost of the supplies and well awarness of the materials being used. A metal structure is built to accomodate the other systems in the bench. A study of the iradiation uniformity is made to verify the feasibility of halogen lamps in this application. This work presents also if the way that the lamp is activated influences the power generation of the photovoltaic module. Also, is developed a electronic circuit to measure the voltage in the power line and a human-machine interface that allows to send commands and receive informations from the microcontroler used. The proposed system é assembled in a prototype of the bench and experimental results validate this proposal.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectbancada didáticapor
dc.subjectsimulador solarpor
dc.subjecttreinamento, sistema fotovoltaicopor
dc.subjectgeração de energiapor
dc.subjectdidactic bencheng
dc.subjectsolar simulatoreng
dc.subjecttrainingeng
dc.subjecthotovoltaic systemeng
dc.subjectpower generationeng
dc.titleDesenvolvimento de bancada automatizada para suporte ao ensino e treinamento em sistemas fotovoltaicospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia de Controle e Automaçãopor
dc.description.resumoEste documento apresenta o trabalho de conclusão de curso no qual o objetivo principal era o desenvolvimento de uma bancada didática para ser utilizada em treinamento de pessoal. O treinamento requer uma mudança nas competências do indivíduo e portanto, é necessário que ele desenvolva suas competências em um ambiente prático e que reproduza ao máximo um sistema real no qual este indivíduo irá trabalhar posteriormente. Por se tratar de um protótipo, é priorizado o baixo custo de materiais e o consciente uso de materiais. Uma estrutura metálica é construída para acomodar os demais sistemas que fazem parte da bancada. Um estudo de homogeneidade de irradiação é realizado para verificar a viabilidade do uso de lâmpadas de halogênio nesta aplicação. Este trabalho mostra também se o tipo de acionamento desta lâmpada tem influência na geração de energia pelos módulos. É desenvolvido um circuito para medição da tensão da rede e uma interface homem-máquina para enviar comandos e receber informações do microcontrolador utilizado. O sistema proposto é montado em um protótipo de bancada e resultados experimentais validam esta proposta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto