Mostrar registro simples

dc.creatorLaluce, Cícero Rogerio Henrique
dc.date.accessioned2023-02-15T10:46:58Z
dc.date.available2023-02-15T10:46:58Z
dc.date.issued2022-12-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27799
dc.description.abstractRural extension has always been an important activity for the development process of the countryside, leading research advances to improve agricultural activities. Since its beginning, the political-pedagogical project of the universities has been used to carry out the process of spreading out such knowledge, a fact that has comes along with extension since then and is in the core of the discussion of this present work. These political-pedagogical projects did not allow extension to implement teaching-learning processes with the aim of making rural subjects aware of their reality and able to change it significantly in their own favor. In this work, we sought, through historical materialism, in a bibliographic review, to characterize the history of rural extension in Brazil, with emphasis on these processes, identifying and critically analyzing, in well-defined stages, the inconsistencies that jeopardized the success of these processes, having the historical-cultural theory as a theoretical reference. This characterization is divided into three stages: initially, a period aimed at improving the quality of life of farmers, mixing aspects of the way of life and production, called “welfare humanism”; a second historical moment, termed “productivist diffusionism”, with the objective of increasing production and productivity through a rural extension guided by the dissemination of technology packages, the responsiveness of farmers and the guarantee of agricultural credit; the third stage is characterized by a “critical humanism”, focused on sustainable production based on the principles of agroecology and liberation theology, under a participatory approach. We tried to demonstrate, in the three stages, that there is no consistent theory that provides a didactic-pedagogical and/or methodological basis so that processes of development of superior cognitive skills can be carried out, since, at no time, is scientific knowledge conceptually constructed, not managing, therefore, to lead individuals to the autonomy of thought, nor to an understanding of reality on a whole. In this work, we propose the historical-cultural theory of teaching-learning process as an alternative to mitigate this problem. In this proposal, the building of conceptual thinking based on scientific knowledge contributes to the individual´s ability not only to overcome the existing problems in the "modern" way of doing agriculture, but to provide an "education" that adapts or shapes man to its present time and prepare him for the challenges of the future.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExtensão ruralpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectTeoria histórico-culturalpor
dc.subjectRural extensioneng
dc.subjectTeaching-learning processeng
dc.subjectCultural-historical theoryeng
dc.titleO ensino/aprendizagem na extensão rural na concepção da teoria histórico culturalpor
dc.title.alternativeTeaching/learning in rural extension in the conception of historical cultural theoryeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA extensão rural sempre foi uma importante atividade no processo de desenvolvimento do campo, levando os avanços da pesquisa a aprimorar as atividades da agropecuária. Desde seu início, se utilizou o mesmo projeto político-pedagógico das universidades para a realização do processo de transmissão desses conhecimentos, fato este que acompanha a extensão até os dias de hoje e é o ponto central da discussão do presente trabalho. Esses projetos político-pedagógicos não permitiram que a extensão empregasse processos de ensino-aprendizado com a finalidade de tornar os sujeitos do campo conscientes de sua realidade e capazes de a alterar de forma significativa em seu favor. Neste trabalho, buscou-se, por meio do materialismo histórico, em um trabalho de revisão bibliográfica, caracterizar a história da extensão rural no Brasil, com ênfase nesses processos, identificando e analisando criticamente, em fases já bem definidas, as inconsistências que não permitiram êxito no processo de ensino-aprendizagem, tendo como referencial teórico a teoria histórico-cultural. Essa caracterização é dividida em três fases: inicialmente, um período voltado à melhoria da qualidade de vida dos agricultores, mesclando aspectos do modo de vida e produção, denominado de “humanismo assistencialista”; um segundo momento histórico, denominado de “difusionismo produtivista”, com o objetivo de aumentar a produção e a produtividade por meio de uma extensão rural pautada na disseminação de pacotes tecnológicos, na capacidade de resposta dos agricultores e na garantia de crédito agrícola; a terceira fase é caracterizada por um “humanismo crítico”, focada na produção sustentável com base nos princípios da agroecologia e na teologia da libertação, com enfoque participativo. Procuramos demonstrar, nas três fases, inexistir uma teoria consistente que dê base didático-pedagógica e/ou metodológica para que se consigam efetivar processos de desenvolvimento das capacidades cognitivas superiores, uma vez que, em nenhum momento, o conhecimento científico é construído de forma conceitual, não conseguindo, portanto, levar os indivíduos à autonomia de pensamento, nem a uma compreensão da realidade em sua totalidade. Nesse trabalho, propomos a teoria histórico-cultural de ensino-aprendizagem como alternativa para amenizar esse problema. Nesta proposta, a formação do pensamento conceitual com base no conhecimento científico contribui para que o indivíduo seja capaz não só de superar os problemas existentes na forma “moderna” de se fazer agricultura, mas proporcionar uma “educação” que adapte ou amolde o homem à sua época e o prepare para os desafios do futuro.por
dc.contributor.advisor1Reisdorfer, Vitor Kochhann
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445194392123348por
dc.contributor.advisor-co1Marino Filho, Armando
dc.contributor.referee1Sant´Ana, Antonio Lázaro
dc.contributor.referee2Wizniewsky, Jose Geraldo
dc.contributor.referee3Gutiérrez, Luis Alejandro Lasso
dc.contributor.referee4Gervazio, Wagner
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592220015833349por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentExtensão Rural e Desenvolvimentopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International