dc.contributor.advisor | Araujo, Luiz Ernani Bonesso de | |
dc.creator | Mello, Eliane de | |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T14:46:47Z | |
dc.date.available | 2017-04-24T14:46:47Z | |
dc.date.issued | 2009-11-26 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2786 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work seeks to check the effects of participation research in the making of a
curriculum and pedagogical practices in school environment at Escola Estadual de Ensino
Médio Paulo Freire. Thus, the following specific goals are to be analyzed: discuss the
concepts of Environment Education adopted by Brazilian Education managers; describe the
historical/social context that contributed for the school to choose the participation research
methodology and to present the view of teachers that took part in the preparation of the PPP
about the effects of the participation research in the making of the curriculum and the
pedagogical practices in Environment Education. The research was done using the quality
bibliographic method. The investigation showed that that there is a great gap between the
pedagogical message and the educational practice, as well as what meaningful changes in
education need structural and financial support of the managers. On the other hand, some
advances in the every day activities of the school investigated were found, as for example: the
understanding of the environment education concept as inter-curricular, the understanding of
the need to contribute to the formation of citizenship, the recognition of the importance of
knowing the reality of the student, the understanding of the need to contextualize local
problems and try to solve them, the perception of the importance of a teacher becoming a
researcher, the highlight of participation methodologies, the evaluation of a descriptive
statement and the fact that the subjects have the same time in the curriculum. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Pesquisa participante | por |
dc.subject | Relação teoria e prática | por |
dc.title | Pesquisa participante em educação ambiental: a construção da metodologia e do currículo no ambiente escolar | por |
dc.title.alternative | Participation research in environment education: construction of the methology and curriculun in school environment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho procura verificar os efeitos da pesquisa participante na construção do
currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental na escola Estadual de Ensino
Médio Paulo Freire. Destarte, pretende-se desenvolver os seguintes objetivos específicos:
discorrer a respeito das concepções de Educação Ambiental defendidas pelos gestores
brasileiros; descrever o contexto histórico/social que contribuiu para que a escola optasse pelo
uso da metodologia da pesquisa participante e apresentar a visão dos professores que
participaram da elaboração do Projeto Político Pedagógico a respeito dos efeitos da pesquisa
participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental. A
pesquisa realizou-se através do método bibliográfico qualitativo. A investigação demonstrou
que há uma enorme distância entre o discurso pedagógico e a prática educacional e que
mudanças significativas na educação, necessitam do apoio estrutural e financeiro dos
gestores. Por outro lado, constatou-se que houve alguns avanços no cotidiano da escola
investigada, como por exemplo: a compreensão do conceito de educação ambiental como
interdisciplinar, a compreensão da necessidade de se contribuir com a construção da
cidadania, a constatação da importância de se conhecer a realidade do aluno, a compreensão
da necessidade de contextualizar problemas locais e tentar resolvê-los, a percepção da
importância do professor tornar-se pesquisador, o destaque às metodologias participativas, à
avaliação por parecer descritivo e o fato das disciplinas terem o mesmo tempo no currículo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |