Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraujo, Luiz Ernani Bonesso de
dc.creatorMello, Eliane de
dc.date.accessioned2017-04-24T14:46:47Z
dc.date.available2017-04-24T14:46:47Z
dc.date.issued2009-11-26
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2786
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work seeks to check the effects of participation research in the making of a curriculum and pedagogical practices in school environment at Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire. Thus, the following specific goals are to be analyzed: discuss the concepts of Environment Education adopted by Brazilian Education managers; describe the historical/social context that contributed for the school to choose the participation research methodology and to present the view of teachers that took part in the preparation of the PPP about the effects of the participation research in the making of the curriculum and the pedagogical practices in Environment Education. The research was done using the quality bibliographic method. The investigation showed that that there is a great gap between the pedagogical message and the educational practice, as well as what meaningful changes in education need structural and financial support of the managers. On the other hand, some advances in the every day activities of the school investigated were found, as for example: the understanding of the environment education concept as inter-curricular, the understanding of the need to contribute to the formation of citizenship, the recognition of the importance of knowing the reality of the student, the understanding of the need to contextualize local problems and try to solve them, the perception of the importance of a teacher becoming a researcher, the highlight of participation methodologies, the evaluation of a descriptive statement and the fact that the subjects have the same time in the curriculum.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPesquisa participantepor
dc.subjectRelação teoria e práticapor
dc.titlePesquisa participante em educação ambiental: a construção da metodologia e do currículo no ambiente escolarpor
dc.title.alternativeParticipation research in environment education: construction of the methology and curriculun in school environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Panambi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho procura verificar os efeitos da pesquisa participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental na escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire. Destarte, pretende-se desenvolver os seguintes objetivos específicos: discorrer a respeito das concepções de Educação Ambiental defendidas pelos gestores brasileiros; descrever o contexto histórico/social que contribuiu para que a escola optasse pelo uso da metodologia da pesquisa participante e apresentar a visão dos professores que participaram da elaboração do Projeto Político Pedagógico a respeito dos efeitos da pesquisa participante na construção do currículo e das práticas pedagógicas em Educação Ambiental. A pesquisa realizou-se através do método bibliográfico qualitativo. A investigação demonstrou que há uma enorme distância entre o discurso pedagógico e a prática educacional e que mudanças significativas na educação, necessitam do apoio estrutural e financeiro dos gestores. Por outro lado, constatou-se que houve alguns avanços no cotidiano da escola investigada, como por exemplo: a compreensão do conceito de educação ambiental como interdisciplinar, a compreensão da necessidade de se contribuir com a construção da cidadania, a constatação da importância de se conhecer a realidade do aluno, a compreensão da necessidade de contextualizar problemas locais e tentar resolvê-los, a percepção da importância do professor tornar-se pesquisador, o destaque às metodologias participativas, à avaliação por parecer descritivo e o fato das disciplinas terem o mesmo tempo no currículo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples