dc.contributor.advisor | Alves, Marcia Doralina | |
dc.creator | Magalhães, Edilza Raimunda dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2017-04-24T15:30:29Z | |
dc.date.available | 2017-04-24T15:30:29Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2787 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Deficiência mental | por |
dc.subject | Séries iniciais | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.title | A construção da identidade de alunos com déficit cognitivo através do seu processo de alfabetização | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Feira de Santana, BA, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo sobre "A Construção da Identidade de Alunos com Déficit
Cognitivo através do seu Processo de Alfabetização, incide diretamente
na formação de valores e na postura de educadores que buscam meios
de introduzir no sistema de ensino a Educação Inclusiva de Alunos com
Necessidades Especiais, se observado como opinam ou como procuram
desenvolver programas que inclua os alunos na rede regular de ensino. A
metodologia aplicada é do tipo qualitativo com participação através de
entrevistas de cinco educadores de escola pública, que contribuíram
diretamente com a contextualização empírica desse estudo e através
deles foi possível um diagnóstico de leitura e escrita com educando com
déficit cognitivo, portadores de deficiência mental, aos quais pode se
observar o avanço e desenvolvimento da leitura e escrita, e o nível de
socialização no qual se encontram. O resultado observado é que os
alunos progridem a seu tempo, observando-se que a freqüência escolar é
constante apesar de adentrarem nesse contexto tardiamente. Assim, nos
resultados da investigação pode-se observar que os educadores e alunos
procuram socializar-se em prol da inclusão dos alunos especiais,
perpassando dificuldades e abolindo preconceitos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |