dc.creator | Fuchs, Igor Hardok | |
dc.date.accessioned | 2023-02-27T12:44:39Z | |
dc.date.available | 2023-02-27T12:44:39Z | |
dc.date.issued | 2022-12-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27895 | |
dc.description.abstract | This dissertation presents a narrative research carried out with students of Music
from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), it studies the possible relations
between Acoustic Ecology and the training of musical educators,. Acoustic Ecology
studies the relationship between beings and their society mediated through sound,
the effects of the soundscape. The works of the Canadian composer and musical
educator Murray Schafer brought attention to the role of sound, questioning what
musical education could do about any of the world´s environmental problems and the
quality of the global soundscape. Schafer on A Sound Education brings many
exercises to practice active listening. Among those exercises we find Sound Diaries,
which brings acoustic ecology close to narrative research, in this case with the
narrative of a soundscape. On this research we proposed 15 meetings containing
expositions and discussions about acoustic ecology, The participants wrote sound
diaries and composed sound art, that being part of the meetings and the research.
We identified that the knowledge acquired as in the graduation course, and also, past
life experiences come together with the new knowledges of Acoustic Ecology,
creating new meanings for everyday life, and creating a new environmental
conscience and a listening conscience, having an effect on their path as a music
teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Diários de aula | por |
dc.subject | Diários de sons | por |
dc.subject | Ecologia acústica | por |
dc.subject | Narrativas autobiográficas | por |
dc.subject | Paisagem sonora | por |
dc.subject | Class diaries | eng |
dc.subject | Sound diaries | eng |
dc.subject | Acoustic ecology | eng |
dc.subject | Autobiographical narrative | eng |
dc.subject | Soundscape | eng |
dc.title | Implicações da ecologia acústica sobre processos de formação docente | por |
dc.title.alternative | Implications of acoustic ecology on teacher training | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa narrativa realizada com licenciandos em
Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudando as possíveis
relações entre a Ecologia Acústica e a formação de educadores musicais. A
Ecologia Acústica se refere do estudo dos sons em relação à vida e à sociedade,
pesquisando os efeitos da paisagem sonora sobre os seres que a experienciam.
Com suas obras, livros e composições, o compositor e educador musical canadense
Murray Schafer trouxe atenção ao papel do som, questionando o papel da educação
musical diante de problemas ambientais do mundo e a qualidade da paisagem
sonora que vivenciamos. Schafer propõe diversos exercícios no que chama de
Educação Sonora, por meio dos quais treinamos para a escuta ativa. Entre esses
exercícios, encontramos os diários de sons, que nos trazem às pesquisas narrativas
(auto)biográficas, em que os participantes da pesquisa narram sua paisagem
sonora. Para isso, na presente pesquisa, houve 15 encontros de formação com a
realização de diversos exercícios de escuta e reflexão sobre o som. Os participantes
produziram diários de som e composições de arte sonora que serviram como parte
de sua formação, os quais compuseram os dados a serem analisados nesta
pesquisa. Identificamos que os conhecimentos adquiridos durante a formação como
educador musical, assim como, as experiências de vida do participante se articulam
com os novos conhecimentos de Ecologia Acústica criando novos sentidos para o
cotidiano e possibilitando tomada de consciência ambiental e, também, de uma
consciência de escuta, influenciando suas formações como educador musical. | por |
dc.contributor.advisor1 | Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8744911424416533 | por |
dc.contributor.referee1 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.contributor.referee2 | Bastos, Juliana Carla | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0372158310418573 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |