Mostrar registro simples

dc.creatorFuchs, Igor Hardok
dc.date.accessioned2023-02-27T12:44:39Z
dc.date.available2023-02-27T12:44:39Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27895
dc.description.abstractThis dissertation presents a narrative research carried out with students of Music from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), it studies the possible relations between Acoustic Ecology and the training of musical educators,. Acoustic Ecology studies the relationship between beings and their society mediated through sound, the effects of the soundscape. The works of the Canadian composer and musical educator Murray Schafer brought attention to the role of sound, questioning what musical education could do about any of the world´s environmental problems and the quality of the global soundscape. Schafer on A Sound Education brings many exercises to practice active listening. Among those exercises we find Sound Diaries, which brings acoustic ecology close to narrative research, in this case with the narrative of a soundscape. On this research we proposed 15 meetings containing expositions and discussions about acoustic ecology, The participants wrote sound diaries and composed sound art, that being part of the meetings and the research. We identified that the knowledge acquired as in the graduation course, and also, past life experiences come together with the new knowledges of Acoustic Ecology, creating new meanings for everyday life, and creating a new environmental conscience and a listening conscience, having an effect on their path as a music teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiários de aulapor
dc.subjectDiários de sonspor
dc.subjectEcologia acústicapor
dc.subjectNarrativas autobiográficaspor
dc.subjectPaisagem sonorapor
dc.subjectClass diarieseng
dc.subjectSound diarieseng
dc.subjectAcoustic ecologyeng
dc.subjectAutobiographical narrativeeng
dc.subjectSoundscapeeng
dc.titleImplicações da ecologia acústica sobre processos de formação docentepor
dc.title.alternativeImplications of acoustic ecology on teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa narrativa realizada com licenciandos em Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estudando as possíveis relações entre a Ecologia Acústica e a formação de educadores musicais. A Ecologia Acústica se refere do estudo dos sons em relação à vida e à sociedade, pesquisando os efeitos da paisagem sonora sobre os seres que a experienciam. Com suas obras, livros e composições, o compositor e educador musical canadense Murray Schafer trouxe atenção ao papel do som, questionando o papel da educação musical diante de problemas ambientais do mundo e a qualidade da paisagem sonora que vivenciamos. Schafer propõe diversos exercícios no que chama de Educação Sonora, por meio dos quais treinamos para a escuta ativa. Entre esses exercícios, encontramos os diários de sons, que nos trazem às pesquisas narrativas (auto)biográficas, em que os participantes da pesquisa narram sua paisagem sonora. Para isso, na presente pesquisa, houve 15 encontros de formação com a realização de diversos exercícios de escuta e reflexão sobre o som. Os participantes produziram diários de som e composições de arte sonora que serviram como parte de sua formação, os quais compuseram os dados a serem analisados nesta pesquisa. Identificamos que os conhecimentos adquiridos durante a formação como educador musical, assim como, as experiências de vida do participante se articulam com os novos conhecimentos de Ecologia Acústica criando novos sentidos para o cotidiano e possibilitando tomada de consciência ambiental e, também, de uma consciência de escuta, influenciando suas formações como educador musical.por
dc.contributor.advisor1Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.referee1Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referee2Bastos, Juliana Carla
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0372158310418573por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International