A gestão democrática no contexto da escola do campo de ensino fundamental Coronel Chananeco
Abstract
Esta pesquisa teve por finalidade analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola do Campo
Coronel Chananeco, localizada no 2º distrito da cidade de São Sepé. A problemática, deste
trabalho, consistiu em responder ao seguinte questionamento: como elevar o nível de
participação das famílias na gestão da escola? Nesse sentido, buscou analisar o Projeto Político
Pedagógico da referida escola e enfatizar a importância das famílias, professores e funcionários
nas ações que acontecem na instituição para que ocorra, efetivamente, uma gestão democrática
de qualidade. Foram traçados alguns objetivos para que os resultados fossem atingidos como:
descrever o perfil da escola, identificar os principais fatores que contribuem para a participação
das famílias e quais as ações são desenvolvidas ao longo do ano. Esta pesquisa resultou de uma
análise exploratória do PPP da escola. Para dar embasamento científico para esta pesquisa
foram usadas as teorias de diferentes autores como: BORSTEL (2020), CALDART (2004),
DELORS (1996), GADOTTI (1994), entre outros. Os resultados apontam que a equipe diretiva
busca realizar açãos, durante o ano, para que as famílias participem da rotina escolar de seus
filhos, porém ficou evidenciado que algumas famílias não participam como deveriam. Ficou
comprovado que o Conselho de Pais e Mestres e Conselho Escolar são bastante participativos.
No final da pesquisa, foram citadas algumas sugestões de ações para serem desenvolvidas na
escola.
Collections
The following license files are associated with this item: