Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorMello, Rejane Maria Petry Alegre
dc.date.accessioned2017-04-25T15:20:11Z
dc.date.available2017-04-25T15:20:11Z
dc.date.issued2011-10-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2794
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article focuses on the computer as an educational resource that provides subsidies to potentialize teaching-learning process and provide the desire for reading and writing of students in 4th grade from Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, Rio Pardo - RS. Because it was found the lack of reading comprehension skills, difficulty to write and low motivation to developed school activities. In this sense, some school activities were developed in order to students produced stories in comics mediated by computer, with significant themes for the social context of students at this school as: drugs, traffic and healthy eating. After the implementation of these activities, it was perceived motivation of students in the tasks proposed, which provided dynamic classes and promoted greater interaction between students-teacher, and among the students. This enabled the construction of individual and collaborative texts and potentiated the development of reading and writing skills.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia na educaçãopor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.titleProdução de histórias em quadrinhos mediada pelo computador: desenvolvimento da leitura e da escrita em uma turma de 4º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo aborda sobre o computador como recurso educacional que apresenta subsídios para potencializar o processo ensino-aprendizagem e propiciar o gosto pela leitura e escrita dos alunos do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, Rio Pardo - RS. Visto que foi constatada a falta de hábito da leitura, dificuldade de compreensão de textos, pouca criatividade na escrita e desmotivação para a realização de atividades escolares. Nesse sentido, foram desenvolvidas algumas atividades escolares em que os alunos produziram histórias em quadrinhos mediadas pelo computador, com temas significativos para o contexto social dos alunos dessa escola como: drogas, trânsito e alimentação saudável. Após a aplicação dessas atividades, foi percebida a motivação dos alunos na realização das tarefas propostas, o que proporcionou aulas dinâmicas e promoveu maior interação entre os alunos com professor e entre os próprios alunos. Isso viabilizou a construção individual e colaborativa dos textos e potencializou o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples