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dc.contributor.advisorLunardi, Márcia Lise
dc.creatorMachado, Fernanda de Camargo
dc.date.accessioned2023-02-28T14:52:53Z
dc.date.available2023-02-28T14:52:53Z
dc.date.issued2007-12-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27973
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis research discusses the production of meanings and their effects of true. Then, it intends to problematize the discourses which invent the deaf educational subjectivity at Project Educar na Diversidade produced by Federal Government. So that, the present study uses some conceptual tools from field of Cultural Studies and Deaf Studies in Education, such as: relationships of power/knowledge, discourse, normality, deaf alterity. Through this work, it was possible to construct a debate a respect of the deaf one as a pedagogical subject and its influence on processes of docent formation and atuation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiscursospor
dc.subjectSujeito surdopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectDiscourseseng
dc.subjectDeaf subjecteng
dc.subjectTeachers trainingeng
dc.titleFormação de professores e educação de surdos: uma análise cultural dos discursos da diversidadepor
dc.title.alternativeTeachers training and deaf education: a cultural analysis of diversity discourseseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa discute a produção de significados e seus efeitos de verdade. Nesse sentido, pretende problematizar os discursos que inventam a subjetividade educacional surda no Projeto Educar na Diversidade, produzido pelo governo federal. Para tanto, o presente estudo utiliza ferramentas conceituais advindas do campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em Educação, tais como: relações de poder/saber, discurso, normalidade, alteridade surda. Por meio deste trabalho, pôde-se construir um debate acerca das representações sobre o surdo como sujeito pedagógico e sua implicação nos processos de formação e atuação docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

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