dc.contributor.advisor | Lunardi, Márcia Lise | |
dc.creator | Machado, Fernanda de Camargo | |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T14:52:53Z | |
dc.date.available | 2023-02-28T14:52:53Z | |
dc.date.issued | 2007-12-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27973 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This research discusses the production of meanings and their effects of true.
Then, it intends to problematize the discourses which invent the deaf educational
subjectivity at Project Educar na Diversidade produced by Federal Government. So
that, the present study uses some conceptual tools from field of Cultural Studies and
Deaf Studies in Education, such as: relationships of power/knowledge, discourse,
normality, deaf alterity. Through this work, it was possible to construct a debate a
respect of the deaf one as a pedagogical subject and its influence on processes of docent formation and atuation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Discursos | por |
dc.subject | Sujeito surdo | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Discourses | eng |
dc.subject | Deaf subject | eng |
dc.subject | Teachers training | eng |
dc.title | Formação de professores e educação de surdos: uma análise cultural dos discursos da diversidade | por |
dc.title.alternative | Teachers training and deaf education: a cultural analysis of diversity discourses | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa discute a produção de significados e seus efeitos de verdade.
Nesse sentido, pretende problematizar os discursos que inventam a subjetividade
educacional surda no Projeto Educar na Diversidade, produzido pelo governo
federal. Para tanto, o presente estudo utiliza ferramentas conceituais advindas do
campo teórico-metodológico dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos em
Educação, tais como: relações de poder/saber, discurso, normalidade, alteridade
surda. Por meio deste trabalho, pôde-se construir um debate acerca das
representações sobre o surdo como sujeito pedagógico e sua implicação nos
processos de formação e atuação docente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |