Navegação Tese de Doutorado por título
Itens para a visualização no momento 2034-2053 of 4091
-
A formação continuada de professores do Pacto em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24ª CRE
(2017-09-12)Este trabalho investiga a temática da formação continuada de professores que foi desenvolvida tendo como objeto o curso de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), oferecido para ... -
Formação continuada em Geografia: perspectivas docentes na rede estadual de Passo Fundo, RS
(2021-08-16)O conceito de formação continuada, bem como as ideias que a regulamentam, é motivo de discussão e preocupação tanto no âmbito público quanto privado. Compreender a formação continuada de professores de Geografia como um ... -
Formação da ligação carbono-carbono envolvendo organocalcogênios catalisada por metais de transição
(2019-02-22)Neste presente trabalho foi desenvolvida uma metodologia para formação de ligação carbono-carbono via reação de acoplamento cruzado entre nucleófilos clássicos e eletrófilos de organoselênio, catalisada por metais de ... -
Formação de conceitos de ensino de leitura em português como segunda língua
(2006-06-20)Esta tese objetivou investigar como se processa a formação de conceitos de ensino de leitura em português como segunda língua (PL2) em três professoras em formação inicial do Curso de Letras da UFSM. A fim de acompanhar o ... -
Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia
(2022-03-22)O presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências ... -
A formação de futuros professores de matemática: o movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas
(2017-11-20)Esta pesquisa se situa no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat, com preocupações voltadas à formação de professores que ensinam matemática, em consonância com a Linha de Pesquisa Formação, ... -
Formação de portfólios com o uso de redes neurais artificiais e distribuição de probabilidade com caudas longas
(2024-03-04)Neste estudo experimental é utilizada redes neurais artificiais (RNAs) e Ranking de Probabilidade de cauda longa na construção de carteiras de investimentos. O objetivo é investigar se a formação de portfólio pode ser ... -
Formação de produtos proteicos de oxidação avançada a partir da reação de fenton e colágeno: efeitos sobre processos inflamatórios em neutrófilos e células renais embrionárias
(2016-07-05)Os produtos proteicos de oxidação avançada (AOPPs) são uma nova classe de compostos formados em consequência do estresse oxidativo e considerados biomarcadores úteis na detecção de dano oxidativo proteico. No entanto, o ... -
Formação de professoras em educação infantil: entrelaçamentos em um processo formativo
(2021-09-08)Essa pesquisa de doutorado se insere na linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Apresenta como objetivo geral ... -
A formação de professores no Brasil: uma genealogia dos modelos de formação
(2022-07-29)Resumo: Esta pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa 1 do programa de pós-graduação em Educação da UFSM, toma por impulso responder a seguinte questão: Como e quando a Formação de Professores se produz como campo de saber ... -
Formação de professores para a fluência tecnológico-pedagógica em tecnologia assistiva no curso de pedagogia
(2019-07-10)As Tecnologias Assistivas podem eliminar barreiras e oferecer equidade às pessoas com deficiência. Para sua integração, é importante que os professores sejam fluentes tecnológica e pedagogicamente, pois os conhecimentos ... -
Formação de professores para o ensino profissional, técnico e tecnológico: análise descritivo das competências e as propostas formativas de Brasil e Chile
(2022-12-16)Esta tese insere-se na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos compreender como as competências são ... -
Formação de sistema educacional: montanha-russa discursiva, fuga de sentidos
(2016-07-01)Os gestos de interpretação, presentes nesta pesquisa, partem da Análise de Discurso da Escola Francesa (AD) como artefato teórico para a produção dos dados. Mediante o objetivo de analisar como a relação entre as políticas ... -
A formação do professor de educação física da UFSM: elementos que possibilitem a atuação docente com vistas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais
(2023-09-01)Esta pesquisa de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, do Grupo de Estudos e Pesquisas em ... -
A formação docente e o currículo escolar: o navegar da abordagem temática
(2023-09-04)Esta tese, de natureza qualitativa, tem como objetivo discutir possíveis entrelaçamentos entre Currículo Escolar, no âmbito da Abordagem Temática, com a Formação Docente, em especial nos contextos de processos formativos. ... -
Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
(2019-03-28)Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses pressupostos, consegue agir na resolução de ... -
A formação dos professores e os direitos humanos das crianças e dos adolescentes: uma pesquisa intercultural sobre a não-violência
(2022-08-02)Este trabalho de tese de Doutorado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, na ... -
Formação e violência como fragmentos de memórias da docência
(2019-12-16)O presente trabalho de tese foi desenvolvido dentro da Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de ... -
Formação em Educação Especial na UFSM: estratégias e modos de constituir-se professor
(2013-04-03)Esta Tese busca, a partir dos estudos foucautianos e operando com noções de sujeito, discurso e subjetivação, empreender uma análise sobre os processos de formação de professores de Educação Especial do Curso de Educação ... -
Formação em residência multiprofissional e a atuação na atenção básica em saúde: um estudo em serviços públicos municipais da região sul do Brasil
(2018-05-23)Objetivo: discutir, no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, enfocando o potencial da participação de especialidades/profissões não inseridas na configuração das atuais equipes regulares ...