Navegação Tese de Doutorado por orientadores "Loreto, Elgion Lucio da Silva"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Caracteres humanos utilizados no ensino dos padrões de herança mendelianos
(2017-10-27)O estudo de Genética Humana nas escolas é bastante recente, e a utilização dos caracteres humanos hereditários no ensino de padrões de herança tem sido vista como uma forma de introduzir o cotidiano nos processos de ... -
Caracterização funcional e estrutural de elementos transponíveis (hAT) encontrados nos genomas de espécies de drosophila
(2017-08-31)Elementos transponíveis (TEs) são sequências de DNA presentes em praticamente todos os organismos com genoma sequenciado que foram avaliados e apresentam como característica marcante a capacidade de se mobilizarem ou serem ... -
Diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia: aproximando os conhecimentos científicos do cotidiano dos estudantes
(2013-07-11)Este estudo apresenta como tema central a importância de se utilizar diferentes ferramentas didáticas com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem em conteúdos abstratos como a Biologia Celular e Molecular, ... -
As plantas de importância médica na prespectiva dos três momentos pedagógicos: desafios e potencialidades para o ensino de ciências
(2018-02-28)O ensino de ciências vem enfrentando diversos problemas em relação ao processo de ensino e aprendizagem, onde a busca por alternativas didático-pedagógicas se veste de importância. Diante deste contexto, a presente tese ... -
Evolução molecular e padrões macro e micro evolutivos em Drosophila incompta (Diptera, Drosophilidae)
(2016-03-28)O grupo flavopilosa foi proposto por Wheeler e colaboradores em 1962. Em termos taxonômicos, parece ser um grupo monofilético, pertencente à radiação virilis-repleta do subgênero Drosophila. No entanto, o exato posicionamento ... -
O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças
(2012-12-17)O presente trabalho teve como ideia geral investigar o que pensam os alunos de anos iniciais sobre a Ciência e se as concepções acerca da Ciência entre os educandos e os professores são semelhantes ou distintas. Após, ... -
Dinâmica do elemento de transposição mariner sob condições de estresse em Drosophila simulans
(2016-03-28)A capacidade de excisão e inserção dentro e entre genomas é característica essencial dos elementos transponíveis (TEs). A mobilização dá aos TEs o papel de contribuir com a mutagênese e a variabilidade genética. Contudo, ... -
O uso das metodologias ativas como promotoras da alfabetização científica no ensino de ciências
(2022-08-25)O presente trabalho busca articular a alfabetização científica com a utilização de metodologias ativas no ensino de conceitos básicos das ciências, no ensino fundamental e no ensino superior. Buscamos responder ao problema ... -
Descrição do genoma, transcriptoma e microbioma de Stenostomum leucops (Platyhelminthes, Catenulida), com enfoque na filogenia, regeneração, plasticidade ecológica e elementos transponíveis.
(2022-01-31)Platyhelminthes é o filo com maior radiação adaptativa dos invertebrados, e está dividido atualmente em cinco classes: Catenulida, Rhabditophora, Monogenea, Cestoda e Trematoda. As análises filogenéticas, empregando 12 ... -
Do gene à proteína: explorando o GenBank com alunos do ensino médio
(2011-06-07)Este estudo relata a aplicação da Unidade Didática (UD): Explorando o GenBank com alunos do ensino médio, a qual envolveu 20 horas/aula com um grupo de 06 alunos voluntários do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar ... -
O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas
(2012-08-31)A experimentação tem sido uma prática pouco e inadequadamente explorada no espaço escolar assumindo funções de demonstração e verificação, predominantemente centradas no resultado final. Propomos, então, focalizar o seu ... -
Heredogramas familiares na educação básica: ensino e aprendizagem pela interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento
(2015-03-20)Despertar o interesse dos estudantes para os conhecimentos científicos não faz sentido, se não houver a correlação do que é ensinado na escola com a vida e o contexto do aluno. No ensino de Biologia, o tema hereditariedade ... -
As potencialidades do ensino de entomologia através do uso de metodologias ativas no ensino fundamental
(2021-10-15)A presente tese de doutorado investiga se o uso das Metodologias Ativas pode promover o aprofundamento de conceitos científicos importantes no Ensino Fundamental através da temática entomologia. Este estudo é apresentado ...