Navegação Tese de Doutorado por orientadores "Oliveira, Marilda Oliveira de"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Invento-me: potências do devir-criança -uma educação pela fabulação
(2019-06-24)Esta escrita de tese de doutorado apresenta a infância como potência com o conceito de devir-criança, enquanto força vigente na produção de uma pesquisa que se volta para o campo da educação e das artes. Pensa uma ... -
Experiências educativas: ressonâncias de intercessões fílmicas
(2014-12)Este trabalho intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a pensar a experiência educativa. Busca-se dar atenção àquilo que tem a potência de afetar e inquietar ... -
História da arte em des-remontagens: experimentações de entre-tempos na educação
(2021-09-09)Esta tese evoca a história da arte enquanto campo de experimentação de tempos na educação, pelo acionamento de des-remontagens em seus meandros. Para tanto, parte de questionamentos sobre o tempo e os possíveis arranjos ... -
Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação
(2016-04-11)Leitura e escrita caminham juntas como experimentação numa pesquisa de doutorado, na perspectiva de tomar a leitura de um texto (ou de qualquer outra coisa com a qual se encontre) que não apenas o/a interprete, mas que o/a ... -
Entre o visível e o enunciável em educação: o que pode uma docência que cava a si mesma?
(2018-07-30)Esta tese pensa uma docência que acontece em meio ao movimento de cavar a si mesma junto a encontros que se produzem junto a andanças, leituras, escritas, imagens e experiências educativas. Uma docência produzida, portanto, ... -
Jardim-semente e reverberações: uma docência pela singularidade
(2023-10-25)Esta tese trata do engendramento de possíveis caminhos para pensar a docência a partir do que toca e afeta esta professora/pesquisadora/catadora de imagens em meio à elaboração de ensaios audiovisuais. Esses ensaios ... -
Dançografia em processo de criação: uma docência artista em dança
(2018-07-30)Estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa ‘Educação e Artes’, LP4, no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, RS, no qual buscou-se problematizar uma docência artista em dança, a partir ... -
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?
(2014-05-15)Um corpo-sem-órgãos se fabrica em um espaço ficcional, uma ilha estendida sobre um plano de consistência onde o que há são contaminações por linhas de leitura/ escrita e imagens que perfazem uma grande colagem em ... -
Coextensividade: sobre as noções de tempo na educação
(2019-03-29)Esta pesquisa se propôs a operar com a noção de coextensividade, de modo a problematizar as ideias de tempo em educação, pensando-a a partir de um tempo aiônico, com os conceitos de duração, coexistência e eterno retorno. ... -
Corpo-ateliê: memórias performadas por um professor-artista
(2022-11-22)Esta tese opera uma escrita com imagens e ao compor blocos de sensações (DELEUZE; GUATTARI, 2010), produz entradas e faz proliferar a vida em meio a este estudo. Acolhe enquanto método a investigação-criação que faz ... -
Desvio-escrita-pensamento para traçar possíveis na educação e na pesquisa
(2020-09-01)Esta pesquisa, ao desviar por ‘entre’ os espaços da educação, da arte e da filosofia, compõe um traçado errático e um pouco mais livre, na escrita e no pensamento, em que é possível se mover pela alegria do novo passo a ... -
Corpo – escrita no balé: para repensar o corpo doce da bailarina da caixinha de música em uma pesquisa em educação e arte
(2017-09-19)Esta pesquisa busca pensar, por meio do corpo-escrita, questões referentes aos papéis de gênero construídos no mundo do balé, mais especificamente ao corpo edificado para a bailarina clássica ao longo do tempo. O corpo-escrita ... -
Percursos, fragmentos e encontros: singularidades na docência
(2014-12-16)Esta tese aborda os percursos e encontros que tenho tido na docência. Parte da compreensão da subjetividade produzida a partir de múltiplos componentes heterogêneos, da experiência social e seus percursos singulares. Hoje, ...