Navegação Tese de Doutorado por orientadores "Tomazetti, Elisete Medianeira"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
O ensino de filosofia no colégio Manoel Ribas entre os anos 1979 e 1989: diários de classe e experiências de professoras
(2022-08-31)Esta tese de doutorado foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Teve como objetivo geral compreender ... -
Identidades em construção: um olhar sobre a futebolização da juventude no ensino médio
(2018-03-16)Esta tese de doutorado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa II: Práticas Escolares e Políticas Públicas, tendo como linha temática Ensino ... -
Antropofagia e ensino de filosofia africana e afro-brasileira: uma lenta devoração
(2022-09-16)Há algum tempo os textos das políticas públicas educacionais brasileiras abordam e problematizam a temática étnico-racial na educação. O discurso filosófico decolonial denuncia o racismo epistemológico, étnico e suas ... -
Professores e ensino médio brasileiro na revista Educação/UFSM: um arquivo sobre a produção de sujeitos na governamentalidade neoliberal
(2018-07-31)Esta tese buscou analisar uma série de artigos da revista Educação, publicada no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e uma seleção de documentos oficiais brasileiros sobre a educação, ... -
Ler e escrever em filosofia no ensino médio em tempos de tecnologias digitais
(2018-07-27)O contexto desta pesquisa gira em torno da atual configuração da nossa sociedade cada vez mais tecnologizada, que produz efeitos na escola e no ensino e aprendizagem de filosofia no âmbito do ensino médio. Esta realidade ... -
Ofício de professor/a: artesania da relação pedagógica escolar
(2021-07-30)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces e, insere-se ... -
Entre consumidores e internautas: a outra face da crise do ensino médio no Brasil
(2012-08-30)O presente trabalho de doutoramento, vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, versa sobre a crise do ensino ... -
As (im)possibilidades do ensino da filosofia em um curso preparatório para o vestibular
(2016-03-30)A presente tese de doutorado insere-se na Linha de Pesquisa de Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objeto de estudo é uma reflexão ... -
A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo
(2023-12-15)A presente tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria. Seu objetivo ... -
Os sentidos da experiência escolar para jovens do ensino médio: um estudo em três escolas na cidade de Caxias do Sul/RS
(2013-03-07)A presente tese se insere na temática Cultura Juvenil e Cultura Escolar, na Linha de Pesquisa - Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria- ... -
A filosofia como saber escolar no Brasil: uma história a partir dos livros escolares (1960-2018)
(2023-09-04)Esta tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Seu ...