Navegação Tese de Doutorado por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 250
-
Educação musical e estágio supervisionado: trilhas formativas na construção da docência-estagiária
(2023-03-16)O objetivo desta tese é compreender o processo formativo de construção da docênciaestagiária por estudantes-estagiários, seus desafios e compreensões docentes vividos na pandemia da COVID-19. Partimos do pressuposto de ... -
A música no curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: da arena legal à arena prática
(2017-06-30)Esta tese foi desenvolvida no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao grupo de pesquisa ... -
O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: imaginário social e educação
(2021-02-01)O processo de formação do arquiteto e urbanista em professor, profissional da docência, é o mote desta tese que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores
(2021-02-10)Esta tese de Doutorado, vinculada à linha de pesquisa ―Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisou aspectos relacionados ... -
Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida
(2019-01-15)A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas ... -
Antropofagia cultural brasileira: uma conversa intercultural sobre formação do professor/a e educação musical
(2018-06-08)Ao devorar a proposta filosófica da Antropofagia Cultural Brasileira o leitor deparará com as definições da Antropofagia literal e Antropofagia literária. A partir dessas se concebe uma proposta Antropofágica de Educação ... -
Fazendo música juntos: narrativas de integrantes do conjunto de flautas doces da UERGS
(2019-07-19)A presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da linha de pesquisa Educação e Artes e está vinculada ao grupo de pesquisa NarraMus. A estrutura ... -
Por uma docência institucionária: professores(as)- formadores(as) dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha e seus processos auto(trans)formativos
(2019-01-17)Esta tese de Doutorado em Educação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). O objetivo principal da pesquisa foi compreender os processos constitutivos ... -
Sentidos da dimensão tecnológica e trabalho pedagógico entre a pseudoconcreticidade e o concreto pensado nos bacharelados em administração do IFFAR
(2024-04-10)O presente relatório de tese teve origem no Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas e se insere na Linha de Pesquisa 2 (LP2), do Programa de Pós-Graduação em Educação, da ... -
O direito à educação como "ioiô" das políticas que ampliam a obrigatoriedade da educação básica
(2018-03-02)Esta tese de doutorado objetivou analisar as relações entre o direito à Educação e a obrigatoriedade, considerando a legislação que torna obrigatória a Educação Básica (EB) no Brasil, dos 4 aos 17 anos de idade e as ... -
Ecologia do desenvolvimento humano: movimentos e construção da ambiência bioecológica na educação infantil do campo
(2019-07-31)Esta tese foi elaborada no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, inserida no Curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de ... -
Biopolítica e formação: vida, exceção e profanação na educação
(2017-09-05)Este trabalho de análise bibliográfica apresenta o debate sobre biopolítica em seu estágio atual e estabelece linhas de desenvolvimento de suas implicações, pensadas em termos educacionais, considerando, em especial, a ... -
Pelo caminho do amar: Imaginando outros mundos na Educação Infantil a partir de Humberto Maturana e Ximena Dávila
(2019-07-30)Esta Tese de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Nela parto do ... -
Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na formação de professores para atuar na perspectiva inclusiva
(2018-08-31)Esta pesquisa de doutorado está vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral da mesma ... -
Produsage e Recursos Educacionais Abertos (REA): cultura participativa nas práticas escolares
(2019-11-14)A preocupação temática geradora dessa pesquisa, está centrada nas políticas públicas de indução aos Recursos Educacionais Abertos (REA) nas práticas escolares, como estratégias de inovação e garantia de uma educação inclusiva ... -
Invento-me: potências do devir-criança -uma educação pela fabulação
(2019-06-24)Esta escrita de tese de doutorado apresenta a infância como potência com o conceito de devir-criança, enquanto força vigente na produção de uma pesquisa que se volta para o campo da educação e das artes. Pensa uma ... -
Gerações e histórias de vida em diálogo na educação do campo, em classes multisseriadas: uma contribuição na formação de professores
(2017-05-05)Esta tese emerge a partir da minha história de vida e da minha participação, desde 2006, nas discussões do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA), o qual é coordenado pela ... -
O brincar revolucionário de faz de conta na perspectiva histórico-cultural: vozes, imagens, manifestações, expressões das infâncias e crianças de 4 e 5 anos
(2021-11-10)O debate sobre a temática brincadeira de faz de conta ampliou-se nos últimos anos. Além disso, estudos e pesquisas com as crianças em cena estão mais intensos neste século, principalmente relacionados às suas vozes, às ... -
O papel do coletivo na formação de professores e futuros professores: contribuições de um grupo de estudos e pesquisas
(2022-12-16)Esta pesquisa insere-se na linha Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo principal da investigação ... -
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: narrativas de experiência acerca do processo formativo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS.
(2022-10-07)A presente tese versa sobre o programa de formação continuada de professores(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as) desenvolvido nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio da área de abrangência da Universidade ...