Navegando pelas redes da educação a distância: a construção da autonomia dos educadores especiais em formação
Fecha
2007-12-01Autor
Martins, Claudete da Silva Lima
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Este trabalho apresenta a pesquisa realizada no Curso de Graduação a Distância de
Educação Especial, oferecido pela Universidade Federal de Santa Maria e desenvolvido no
Pólo Regional de Bagé, Livramento e Uruguaiana - RS. A preocupação temática desse
trabalho centra-se nas possibilidades de desenvolvimento da autonomia em cursos de
formação docente em Educação Especial, desenvolvidos por meio da Educação a Distância.
Desta forma a investigação buscou analisar as práticas autônomas propostas e desenvolvidas
no curso, a partir de categorias freireanas.
A metodologia utilizada aproxima-se dos parâmetros caracterizadores da etnografia e
da pesquisa participante. Realizou-se através do acompanhamento da formação docente
realizada por meio da Educação a Distância, buscando perceber, analisar e compreender a
forma com que o desenvolvimento da autonomia é proposto e desenvolvido no curso.
Percebeu-se que a autonomia, na perspectiva de construção fundamentada na interação e troca
direta e presencial de idéias e práticas, é potenciado nos encontros presenciais dos alunos com
professores e tutores, igualmente pelo concurso das articulações e mediações propiciadas
pelas tecnologias.
Neste sentido, as considerações, reflexões, proposições, conjeturas, descobertas,
mediações e ações propostas têm seu enraizamento na prática dialógica a partir da concepção
histórica da pesquisa, como elementos constitutivos da totalidade, numa práxis que busca a
construção de uma educação libertadora.
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