dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Vesz, Jéssica Anibale | |
dc.date.accessioned | 2023-03-09T11:17:35Z | |
dc.date.available | 2023-03-09T11:17:35Z | |
dc.date.issued | 2022-10-31 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28126 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2022. | por |
dc.description.abstract | The present study in surface design is directed to creation of patterns based on the
culture of the Kaingang indigenous population, especially in the South of Brazil. As
the main research theme, the reference is the Origin Myth, which consists of the
exogamic division Kamé and Kairu of the Kaingang. In this way, looking toward the
native people of Brazil and understanding the importance of this culture on a
national level, especially on an immaterial aspect, this myth provided references for
the development in surface design, with focus on the concept of duality presented
there. Therefore, the development of a patterns collection- "GA MYNH - MOTHER
EARTH" – for wooden stools, which receive handmade hollow molds painting. The
project research methodology is based on the propositions of Bernd Lobach (2001).
As a result, 12 patterns were applied on stools, elaborated from a set of several combinations of 10 drawings elaborated as stencil. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Design de superfície | por |
dc.subject | Mito da Origem Kaingang | por |
dc.subject | Estamparia manual | por |
dc.subject | Estêncil | por |
dc.subject | Mobiliário | por |
dc.subject | Surface design | eng |
dc.subject | Origin Kaingang Myth | eng |
dc.subject | Handmade patterns | eng |
dc.subject | Stencil | eng |
dc.subject | Furniture | eng |
dc.title | Mito da origem Kaingang: um estudo em design de superfície para mobiliário | por |
dc.title.alternative | Kaingang origin myth: a study in surface design for furniture | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Design de Superfície | por |
dc.description.resumo | O presente estudo em design de superfície direciona-se à criação de um
conjunto de estampas com base na cultura da população indígena Kaingang,
expressiva sobretudo no sul do Brasil. Como tema principal de pesquisa a
referência é o Mito da Origem, que consiste na divisão exogâmica Kamé e Kairu,
dos Kaingang. Dessa forma, com o olhar voltado aos povos originários das terras
brasileiras e entendendo a importância desta cultura no âmbito nacional, sobretudo
em seu aspecto imaterial, tal mito propiciou referências para o desenvolvimento em
design de superfície, focando sobre o conceito da dualidade ali apresentado.
Projeta-se, assim, o desenvolvimento de uma coleção de estampas - “GA MYNH -
MÃE TERRA” - para banquetas de madeira, que recebem processos de pintura em
moldes vazados, de forma manual. A metodologia de pesquisa projetual está
embasada nas proposições de Bernd Lobach (2001). Como resultado, gerou-se 12
estampas aplicadas em banquetas, elaboradas a partir de um conjunto de diversas
combinações de 10 desenhos elaborados como estêncil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |