Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer
dc.creatorVesz, Jéssica Anibale
dc.date.accessioned2023-03-09T11:17:35Z
dc.date.available2023-03-09T11:17:35Z
dc.date.issued2022-10-31
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28126
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Superfície, RS, 2022.por
dc.description.abstractThe present study in surface design is directed to creation of patterns based on the culture of the Kaingang indigenous population, especially in the South of Brazil. As the main research theme, the reference is the Origin Myth, which consists of the exogamic division Kamé and Kairu of the Kaingang. In this way, looking toward the native people of Brazil and understanding the importance of this culture on a national level, especially on an immaterial aspect, this myth provided references for the development in surface design, with focus on the concept of duality presented there. Therefore, the development of a patterns collection- "GA MYNH - MOTHER EARTH" – for wooden stools, which receive handmade hollow molds painting. The project research methodology is based on the propositions of Bernd Lobach (2001). As a result, 12 patterns were applied on stools, elaborated from a set of several combinations of 10 drawings elaborated as stencil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesign de superfíciepor
dc.subjectMito da Origem Kaingangpor
dc.subjectEstamparia manualpor
dc.subjectEstêncilpor
dc.subjectMobiliáriopor
dc.subjectSurface designeng
dc.subjectOrigin Kaingang Mytheng
dc.subjectHandmade patternseng
dc.subjectStencileng
dc.subjectFurnitureeng
dc.titleMito da origem Kaingang: um estudo em design de superfície para mobiliáriopor
dc.title.alternativeKaingang origin myth: a study in surface design for furnitureeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDesign de Superfíciepor
dc.description.resumoO presente estudo em design de superfície direciona-se à criação de um conjunto de estampas com base na cultura da população indígena Kaingang, expressiva sobretudo no sul do Brasil. Como tema principal de pesquisa a referência é o Mito da Origem, que consiste na divisão exogâmica Kamé e Kairu, dos Kaingang. Dessa forma, com o olhar voltado aos povos originários das terras brasileiras e entendendo a importância desta cultura no âmbito nacional, sobretudo em seu aspecto imaterial, tal mito propiciou referências para o desenvolvimento em design de superfície, focando sobre o conceito da dualidade ali apresentado. Projeta-se, assim, o desenvolvimento de uma coleção de estampas - “GA MYNH - MÃE TERRA” - para banquetas de madeira, que recebem processos de pintura em moldes vazados, de forma manual. A metodologia de pesquisa projetual está embasada nas proposições de Bernd Lobach (2001). Como resultado, gerou-se 12 estampas aplicadas em banquetas, elaboradas a partir de um conjunto de diversas combinações de 10 desenhos elaborados como estêncil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Design de Superfície [34]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Especialização de Design de Superfície

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto