Extensão universitária: contribuições à formação inicial de professores de Educação Física
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Data
2006-01-30Autor
Santos Junior, Sidnei Lopes dos
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Este trabalho objetivou analisar as contribuições da extensão universitária para a formação profissional
inicial de professores de Educação Física da UFSM. O mesmo se caracterizou como um estudo de
caso do tipo pesquisa social descritiva qualitativa, tendo como técnica de coleta de informações a
entrevista semi-estruturada e a análise documental. Foram entrevistados 11 docentes e analisados 39
projetos de extensão universitária vinculados ao CEFD. Para interpretar as informações foi utilizada a
técnica de triangulação e criação de categorias de codificação. Concluiu-se que a) a concepção
biológico-funcional, foi a mais usada na extensão (43%), b) 38% dos conteúdos trabalhados na
extensão enfatizam o exercício físico como ginástica caminhada musculação e hidroginástica, c) a
extensão do CEFD oferece aos seus acadêmicos a possibilidade de atuação profissional com
diferentes populações e locais, mas com concentração em idosos (68%) e no CEFD (73%) d)
Constituiu-se como um excelente campo para o desenvolvimento da consciência social e política, e)
possibilita ao acadêmico o exercício da prática pedagógica orientada dando-lhe experiência didática, f)
nela o acadêmico tem a possibilidade de colocar em xeque tudo aquilo que aprende nas disciplinas do
curso, dando a oportunidade de auto avaliar-se diagnosticando seus pontos fracos e aperfeiçoar-se.
Entretanto, a extensão enfrenta problemas como: a) a valorização excessiva á pesquisa o que inibe a
participação docente e discente na extensão, b) a política de extensão é meramente documental,
ocasionado desequilíbrios de ações na extensão e o isolamento social da universidade e c) o princípio
legal da indissociabilidade existe apenas enquanto discurso e em documentos oficiais.
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