Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino
Visualizar/ Abrir
Data
2016-05-19Primeiro membro da banca
Santos, Daniela Lopes dos
Segundo membro da banca
Barbosa, Nilda Berenice de Vargas
Terceiro membro da banca
Lanes, Karoline Goulart
Quarto membro da banca
Pessano, Edward Frederico Castro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS e objetivou analisar como a pesquisa colaborativa interfere na prática pedagógica docente mediante a aprendizagem por projetos como estratégia de ensino. O trabalho situou-se no quadro da pesquisa qualitativa, com objetivo exploratório e caracterizado, quanto aos procedimentos, como pesquisa colaborativa. O percurso metodológico, com duração de três anos, foi construído no transcorrer do estudo e os resultados foram apresentados na forma de dois artigos e um manuscrito. O primeiro artigo analisou o processo e o impacto das intervenções colaborativas aplicadas no ambiente escolar, no primeiro ano do estudo. Os resultados dessa fase demonstraram que a pesquisa colaborativa desenvolveu mudanças conceituais e motivacionais nos professores, e estes revelaram dificuldades em modificar suas práticas docentes por estarem muito atrelados às rotinas pedagógicas exigidas pelo sistema de ensino. O segundo artigo caracterizou-se pela investigação das percepções dos professores e alunos sobre uma proposta de aprendizado por projeto aplicado a três turmas do sétimo ano do ensino fundamental, com enfoques metodológicos diferentes (projetos de aprendizagem e projetos de ensino). Foi constatado que professores e alunos perceberam maior motivação e aprendizado quando desenvolvidos projetos de aprendizagem, nos quais o aluno pôde construir seu conhecimento de forma colaborativa e o professor teve o papel de mediador da aprendizagem; por sua vez, nos projetos de ensino, nos quais houve a centralidade do processo pelo professor, a percepção do aprendizado e a motivação foram menores. No manuscrito, averiguou as contribuições nas práticas docentes de uma proposta de aprendizagem, intermediada pela pesquisa colaborativa, aplicada no segundo e terceiro ano da pesquisa. Os resultados desse período expuseram que, no segundo ano do estudo, os professores demonstraram uma transição do ensino tradicional para o ensino voltado à aprendizagem por projetos, assim, superando a linearidade dos conteúdos programáticos e do ensino disciplinar para o ensino multidisciplinar e, no ano seguinte, solidificaram ações pedagógicas mediante a aprendizagem ativa dos alunos, com isso, buscando uma perspectiva crítica e contextualizada dos conteúdos, bem como desvelaram a passagem do ensino disciplinar e multidisciplinar para o ensino interdisciplinar. De modo geral, a pesquisa colaborativa provocou mudanças nas ações pedagógicas docentes ao longo do estudo, e, à medida que os professores reconstruíam seus conceitos e concepções e vivenciavam práticas pedagógicas positivas, tornaram-se capazes de analisar e alterar suas atividades didáticas em sala de aula. Por fim, concluímos que a pesquisa colaborativa é um importante mecanismo no desenvolvimento profissional dos professores, numa demonstração de que a ação reflexiva compartilhada favorece os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional dos docentes e, no processo de ressignificação das práticas docentes, a aprendizagem por projetos revelou-se como uma estratégia de ensino significativo na exploração das potencialidades de transformação do ensino.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: