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dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorMedeiros, Rita Marlice Madrid
dc.date.accessioned2023-03-14T12:36:26Z
dc.date.available2023-03-14T12:36:26Z
dc.date.issued2005-03-17
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28178
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work treats of the problem of the school reproof in the Brazilian Public Schools, with base in statistical datas transmitted by TV and the press. We still have a theoretical referencial that bases and guides the subject in evidence, so that through the shown numbers there is an of impressment the teachers, students, parents and rulers in the sense of minimizing the problem and not only to look for culprits. This, theoretically, it was already done. What is waited they are practical solutions to revert its. It makes mention to the quality of the teaching rendered by the teachers and to the system of evaluation adoted, through interviews with parents, teachers and school direction. Pointing out that the teacher is a leader, a coordinator that simulates the group to the contextualized and critic understanding off its actions and of its rights. In an attempt of giving vision of the subject, without address one-self for an only way, but also showing the different existent options to start from the beginning that the reader will enjoy this implied knowledge to do the generalizations and to develop new ideas, new meanings, new understandings. Parents were interviewed, teachers and directive team. During the research, the parents attributed the cause of the reproof to the lack of attention and of affection that the student feels inside of its home, and still, because they don’t accompany the its children’s school revenue; the teachers attribute to a series of factors; the directive team considers that the lack of interest, motivation and attention are the main factors that influence in the school reprooof. It’s ended that the proposed objectives were reached, therefore they were detected the main factors that influence in the school reproof for, later on to take measures to minimize them.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleFatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho trata do problema da reprovação escolar nas escolas públicas brasileiras, com base em dados estatísticos veiculados na TV e na imprensa. O nosso foco de pesquisa ficou restrito a uma escola pública pertencente à rede Municipal de Caçapava do Sul. Temos ainda um referencial teórico que embasa e orienta a questão em evidência, a fim de que através dos números mostrados haja um engajamento dos professores, alunos, pais e governantes no sentido de minimizar o problema, e não somente buscar culpados. Isto, teoricamente, já foi feito. O que se espera são soluções práticas para revertê-lo, Faz-se menção à qualidade do ensino prestado pelos professores e ao sistema de avaliação adotado, através de entrevistas com pais, professores e direção escolar, salientando que o professor é um líder, um coordenador que estimula o grupo à compreensão contextualizada e crítica de suas ações e de seus direitos. Numa tentativa de dar ampla visão do assunto, sem dirigir-se por um só caminho, mas mostrando também as diferentes opções existentes, partindo-se do princípio de que o leitor desfrutará deste conhecimento subentendido para fazer as generalizações e desenvolver novas idéias, novos significados, novas compreensões. Foram entrevistados pais, professores e equipe diretiva. Durante a pesquisa, os pais atribuíram a causa da reprovação à falta de atenção e de afeto que o aluno sente dentro de seu lar, e ainda, porque não acompanham o rendimento escolar de seus filhos; os professores atribuem a uma série de fatores; a equipe diretiva considera que a falta de interesse, motivação e atenção são os principais fatores que influenciam na reprovação escolar. Conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos, pois foram detectados os principais fatores que influenciam na reprovação escolar para, posteriormente tomar medidas para minimizá-los.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

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