dc.contributor.advisor | Dutra, Claudio Emelson Guimarains | |
dc.creator | Medeiros, Rita Marlice Madrid | |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T12:36:26Z | |
dc.date.available | 2023-03-14T12:36:26Z | |
dc.date.issued | 2005-03-17 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28178 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work treats of the problem of the school reproof in the Brazilian
Public Schools, with base in statistical datas transmitted by TV and the
press. We still have a theoretical referencial that bases and guides the
subject in evidence, so that through the shown numbers there is an of
impressment the teachers, students, parents and rulers in the sense of
minimizing the problem and not only to look for culprits. This,
theoretically, it was already done. What is waited they are practical
solutions to revert its. It makes mention to the quality of the teaching
rendered by the teachers and to the system of evaluation adoted, through
interviews with parents, teachers and school direction. Pointing out that the
teacher is a leader, a coordinator that simulates the group to the
contextualized and critic understanding off its actions and of its rights. In
an attempt of giving vision of the subject, without address one-self for an
only way, but also showing the different existent options to start from the
beginning that the reader will enjoy this implied knowledge to do the
generalizations and to develop new ideas, new meanings, new
understandings. Parents were interviewed, teachers and directive team.
During the research, the parents attributed the cause of the reproof to the
lack of attention and of affection that the student feels inside of its home,
and still, because they don’t accompany the its children’s school revenue;
the teachers attribute to a series of factors; the directive team considers that
the lack of interest, motivation and attention are the main factors that
influence in the school reprooof. It’s ended that the proposed objectives
were reached, therefore they were detected the main factors that influence
in the school reproof for, later on to take measures to minimize them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.title | Fatores que influenciam a reprovação escolar no ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho trata do problema da reprovação escolar nas escolas públicas
brasileiras, com base em dados estatísticos veiculados na TV e na
imprensa. O nosso foco de pesquisa ficou restrito a uma escola pública
pertencente à rede Municipal de Caçapava do Sul. Temos ainda um
referencial teórico que embasa e orienta a questão em evidência, a fim de
que através dos números mostrados haja um engajamento dos professores,
alunos, pais e governantes no sentido de minimizar o problema, e não
somente buscar culpados. Isto, teoricamente, já foi feito. O que se espera
são soluções práticas para revertê-lo, Faz-se menção à qualidade do ensino
prestado pelos professores e ao sistema de avaliação adotado, através de
entrevistas com pais, professores e direção escolar, salientando que o
professor é um líder, um coordenador que estimula o grupo à compreensão
contextualizada e crítica de suas ações e de seus direitos. Numa tentativa de
dar ampla visão do assunto, sem dirigir-se por um só caminho, mas
mostrando também as diferentes opções existentes, partindo-se do princípio
de que o leitor desfrutará deste conhecimento subentendido para fazer as
generalizações e desenvolver novas idéias, novos significados, novas
compreensões. Foram entrevistados pais, professores e equipe diretiva.
Durante a pesquisa, os pais atribuíram a causa da reprovação à falta de
atenção e de afeto que o aluno sente dentro de seu lar, e ainda, porque não
acompanham o rendimento escolar de seus filhos; os professores atribuem
a uma série de fatores; a equipe diretiva considera que a falta de interesse,
motivação e atenção são os principais fatores que influenciam na
reprovação escolar. Conclui-se que os objetivos propostos foram atingidos,
pois foram detectados os principais fatores que influenciam na reprovação
escolar para, posteriormente tomar medidas para minimizá-los. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |