dc.creator | Camargo, Renata Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T13:19:13Z | |
dc.date.available | 2023-03-14T13:19:13Z | |
dc.date.issued | 2013-03-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28179 | |
dc.description.abstract | Students with High Skills/ Giftedness - AH / SD- are part of the target audience of Special Education that should provide different forms of care for these people, and one of these is the enrichment extraescolar. By analyze the status of education in Brazil, in which the principles of inclusion have been guiding the transformations that are happening in the Brazilian educational system, it is important to study how the attendance in the form of enrichment extraescolar can contribute to the educational accessibility and accessibility and inclusion of these students in school. In this sense, the objective was to understand the strategies of educational accessibility for students with AH/SD, that participating in Extraescolar Enrichment Programs, in view of the same. This research is justified, among other factors, by virtue of that relationship, High Skills/Gifted and educational accessibility, which was held in this investigation was not found in the demand for research and previous publications (CAPES, 2012). Still, the fact is not common to find reference to people with AH / SD in specific documents guiding accessibility in our country. Regarding the methodology, the research was based on a qualitative approach, by assuming a methodological procedure, the case study and data collection tool for the semi- structured interview (GIL, 2010), since the assessment of the data was performed by analysis of content (BARDIN, 2011). As theoretical, studies Freitas and Pérez (2012), Gardner (2010, 2011), Renzulli (2004), Bakhtin (2010), Franchi (2011), among others. In general terms, the main result was that the enrichment programs extraescolar studied and developed several different strategies focused educational accessibility for students with AH/SD, which contribute significantly to the formation of its educational accessibility, as well as for their accessibility and inclusion in school, especially in relation to others, those related to the opportunities and enhancement of expression of AH/SD in different languages. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acessibilidade educacional | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Programas de enriquecimento extraescolar | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Educational accessibility | eng |
dc.subject | High skills/giftedness | eng |
dc.subject | Extraescolar enrichment programs | eng |
dc.subject | Language | eng |
dc.title | Estratégias de acessibilidade educacional para e por estudantes com altas habilidades/superdotação | por |
dc.title.alternative | Strategies of educational accessibility for students with high skills/giftedness | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) fazem parte do público- alvo da Educação Especial, que deve oferecer diferentes formas de atendimento a estas pessoas, sendo que uma dessas é o enriquecimento extraescolar. Ao analisar o panorama atual da educação no Brasil, no qual os princípios da inclusão têm sido norteadores das transformações que vêm acontecendo no sistema educacional brasileiro, considera-se importante estudar como o atendimento na forma de enriquecimento extraescolar pode contribuir para a acessibilidade educacional e acessibilidade e inclusão na escola destes estudantes. Neste sentido, teve-se por objetivo compreender as estratégias de acessibilidade educacional de estudantes com AH/SD, que participam de Programas de Enriquecimento Extraescolar, na perspectiva dos mesmos. A presente pesquisa justifica-se, entre outros fatores, em virtude de que a relação, Altas Habilidades/Superdotação e acessibilidade educacional, que se realizou nesta investigação não foi encontrada na procura por pesquisas e publicações precedentes (CAPES, 2012). Ainda, no fato de não ser comum encontrar referência às pessoas com AH/SD em documentos específicos norteadores da acessibilidade no nosso país. Quanto à metodologia, a pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa, assumindo por procedimento metodológico, o estudo de caso e por instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada (GIL, 2010), já a apreciação dos dados foi feita através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Como embasamento teórico, os estudos de Freitas e Pérez (2012), Gardner (2010, 2011), Renzulli (2004), Bakhtin (2010), Franchi (2011), dentre outros. Em termos gerais, como principal resultado, teve-se que os programas de enriquecimento extraescolar estudados desenvolvem diferentes e diversas estratégias de acessibilidade educacional voltadas para estudantes com AH/SD, que contribuem significativamente para a constituição da sua acessibilidade educacional, bem como para a sua acessibilidade e inclusão na escola, destacando- se em relação às demais, aquelas relacionadas às oportunidades e valorização da expressão das AH/SD nas diferentes linguagens. | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8605918251808106 | por |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Laura Ceretta | |
dc.contributor.referee2 | Fedosse, Elenir | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4985515546101901 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |