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dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorMachado, Débora Pinheiro
dc.date.accessioned2023-03-14T15:31:38Z
dc.date.available2023-03-14T15:31:38Z
dc.date.issued2006
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28187
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe objective of this paper was verifying if the ambiental aspects experienced in the childhood of children in first grade of Basic Education, in three public schools in the city of Santo Ângelo-RS, have influenced their Basic Motor Skill. The initial group was composed of 60 children, among them 29 (16 girls and 13 boys) have been selected and have realized three tasks: throwing, jumping for distance and dinamic balance, and they have granted a interview to know their current motor activities. The parents answered a list of questions about the life of children when they were younger. The boys presented a better performance in the three tasks and the great majority of their group are in the higher score group, discovering the ambiental aspects were propitious to develop active motor experiences, like ample movement activities. The great majority of girls were in the minor score group and their ambient does not seem to stimulate the basic movement skill, the stability as well as manipulation. An insteresting point is that boys have a worst performance from jumping to throwing and from throwing to balance. Some people think that is possible to determinate the importance of ambiental aspects in performance of children, specially taking in consideration the cultural aspect about the gender differences that have been taken from parents, and this difference is assimilated and lived by the children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAspectos ambientaispor
dc.subjectHabilidades motoras fundamentaispor
dc.subjectDesenvolvimento motorpor
dc.subjectAmbiental aspectseng
dc.subjectBasic motor skillseng
dc.subjectMotor developmenteng
dc.titleA influência de aspectos ambientais no desempenho de habilidades motoras fundamentais em crianças de 6 e 7 anospor
dc.title.alternativeAmbiental aspects influence in the performance of basic motor skills in 6 and 7 years oldeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi verificar se os aspectos ambientais vivenciados na infância por crianças de 1ª série do Ensino Fundamental de três escolas públicas da cidade de Santo Ângelo-RS, influenciam no desempenho de Habilidades Motoras Fundamentais. Neste estudo teve-se um grupo de estudos inicial de 60 crianças das quais foram selecionadas as 29 (16 meninas e 13 meninos) que realizaram três tarefas: arremessar, saltar em distância e equilíbrio dinâmico, e concederam uma entrevista para conhecimento da vida motora .Os pais responderam a um questionário sobre a vida motora da criança quando mais nova. Os meninos foram superiores no desempenho das três tarefas ficando como maioria no grupo dos maiores escores, sendo que os aspectos ambientais resgatados foram propícios à experiências motoras ativas, com brincadeiras de movimentação ampla. As meninas foram totalidade no grupo dos menores escores e seus ambientes parecem não serem muito estimulantes de habilidades básicas de locomoção, estabilidade e até mesmo manipulação. Interessante é que os meninos decresceram os escores de desempenho do saltar para o arremessar e deste para o equilíbrio. Pensa-se poder afirmar o grau de importância dos aspectos ambientais no desempenho motor infantil, principalmente considerando o aspecto cultural quanto a diferença de gênero que está interiorizada nos próprios pais, e a criança acaba assimilando e convivendo dessa forma.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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