dc.contributor.advisor | Canfield, Marta de Salles | |
dc.creator | Machado, Débora Pinheiro | |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T15:31:38Z | |
dc.date.available | 2023-03-14T15:31:38Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28187 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The objective of this paper was verifying if the ambiental aspects experienced in the
childhood of children in first grade of Basic Education, in three public schools in the city of Santo
Ângelo-RS, have influenced their Basic Motor Skill. The initial group was composed of 60
children, among them 29 (16 girls and 13 boys) have been selected and have realized three tasks:
throwing, jumping for distance and dinamic balance, and they have granted a interview to know
their current motor activities. The parents answered a list of questions about the life of children
when they were younger. The boys presented a better performance in the three tasks and the great
majority of their group are in the higher score group, discovering the ambiental aspects were
propitious to develop active motor experiences, like ample movement activities. The great majority
of girls were in the minor score group and their ambient does not seem to stimulate the basic
movement skill, the stability as well as manipulation. An insteresting point is that boys have a worst
performance from jumping to throwing and from throwing to balance. Some people think that is
possible to determinate the importance of ambiental aspects in performance of children, specially
taking in consideration the cultural aspect about the gender differences that have been taken from
parents, and this difference is assimilated and lived by the children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aspectos ambientais | por |
dc.subject | Habilidades motoras fundamentais | por |
dc.subject | Desenvolvimento motor | por |
dc.subject | Ambiental aspects | eng |
dc.subject | Basic motor skills | eng |
dc.subject | Motor development | eng |
dc.title | A influência de aspectos ambientais no desempenho de habilidades motoras fundamentais em crianças de 6 e 7 anos | por |
dc.title.alternative | Ambiental aspects influence in the performance of basic motor skills in 6 and 7 years old | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi verificar se os aspectos ambientais vivenciados na infância por
crianças de 1ª série do Ensino Fundamental de três escolas públicas da cidade de Santo Ângelo-RS,
influenciam no desempenho de Habilidades Motoras Fundamentais. Neste estudo teve-se um grupo
de estudos inicial de 60 crianças das quais foram selecionadas as 29 (16 meninas e 13 meninos) que
realizaram três tarefas: arremessar, saltar em distância e equilíbrio dinâmico, e concederam uma
entrevista para conhecimento da vida motora .Os pais responderam a um questionário sobre a vida
motora da criança quando mais nova. Os meninos foram superiores no desempenho das três tarefas
ficando como maioria no grupo dos maiores escores, sendo que os aspectos ambientais resgatados
foram propícios à experiências motoras ativas, com brincadeiras de movimentação ampla. As
meninas foram totalidade no grupo dos menores escores e seus ambientes parecem não serem muito
estimulantes de habilidades básicas de locomoção, estabilidade e até mesmo manipulação.
Interessante é que os meninos decresceram os escores de desempenho do saltar para o arremessar e
deste para o equilíbrio. Pensa-se poder afirmar o grau de importância dos aspectos ambientais no
desempenho motor infantil, principalmente considerando o aspecto cultural quanto a diferença de
gênero que está interiorizada nos próprios pais, e a criança acaba assimilando e convivendo dessa
forma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |