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dc.creatorOliveira, Luiza Cátie da Rosa
dc.date.accessioned2023-03-14T15:34:18Z
dc.date.available2023-03-14T15:34:18Z
dc.date.issued2022-12-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28188
dc.description.abstractThis research was developed in the Graduate Program in Education, Line of Research; Special Education, Inclusion and Difference and Group of Studies and Research in Psychology of Education and Inclusive Education (GEPEIN) and aimed to analyze the path taken by these deaf teachers in order to identify the behavior of deaf teachers in relation to issues of gender and disability, thus allowing an analysis of prejudices and inequalities in the university space. The aim of this study was to answer the following question: what are the difficulties faced by these women during their journey to and from teaching? One of the main reasons for choosing this theme was having noticed women who experience exclusion through barriers in relation to gender, denialist situations in relation to being deaf, social inequalities and in the labor market. exploratory study according to the approaches of Gil (2002), in a qualitative approach, which considers the context in which the researched group, which is characterized as a convenience sample. Interviews were conducted with deaf professors from public and private universities in Rio Grande do Sul. The controlled interpretations were listed from the speeches, which are the interrelated units such as categories that are: race, gender, socioeconomic class, among others. The results indicate that, through many struggles and their claims, many rights previously denied, mainly to deaf women, by the hearing society, have already been achieved, although deaf women still do not have equal opportunities with deaf men and women. and hearing men. Finally, it exposes the right to development as a human right, corroborating the importance of movements that made it possible for deaf women to be in teaching spaces.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessora universitária surdapor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectDeaf university professoreng
dc.subjectGenderpor
dc.subjectDeficiencyeng
dc.titleTrajetória de professoras surdas no universo docente do ensino superiorpor
dc.title.alternativeTrajectory of deaf teachers in the teaching universe of higher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa; Educação Especial, Inclusão e Diferença e Grupo de estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva (GEPEIN) e teve como objetivo analisar a trajetória percorrida por professoras surdas de forma que se possa identificar suas vivências em relação às questões de gênero e deficiência, permitindo assim uma análise dos preconceitos e desigualdades no espaço universitário. Buscou-se, com este estudo, responder a seguinte questão: quais as dificuldades enfrentadas por estas mulheres durante a sua trajetória até chegar à docência e a partir dela? Uma das principais razões para a escolha deste tema foi haver percebido mulheres que experienciam a exclusão mediante barreiras em relação ao gênero, situações negacionistas em relação a ser surda, desigualdades sociais e no mercado de trabalho.O caminho metodológico traçado foi com base nas técnicas de estudo exploratório de acordo com as abordagens de Gil (2002), numa abordagem qualitativa, que considera o contexto no qual o grupo pesquisado, o qual se caracteriza como uma amostra por conveniência. Foram realizadas entrevistas com professoras surdas de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul. As interpretações foram elaboradas a partir das falas das professoras, constituindo as unidades inter-relacionadas como as categorias de raça, gênero, classe sócio econômica entre outras. Os resultados indicam que, através de muitas lutas e das suas reivindicações, já foram alcançados muitos direitos anteriormente negados, principalmente às mulheres surdas, pela sociedade ouvinte, embora as mulheres surdas ainda não se encontrem em igualdade de oportunidades frente aos homens surdos e às mulheres e homens ouvintes. Por fim, expõe o direito ao desenvolvimento como direito humano, corroborando com a importância dos movimentos que tornaram possível a presença de mulheres surdas estarem nos espaços docentes.por
dc.contributor.advisor1Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514821940003826por
dc.contributor.referee1Bock, Geisa Letícia Kempfer
dc.contributor.referee2Silva, Lucielem Chequim da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7925734374958559por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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