dc.creator | Oliveira, Luiza Cátie da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2023-03-14T15:34:18Z | |
dc.date.available | 2023-03-14T15:34:18Z | |
dc.date.issued | 2022-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28188 | |
dc.description.abstract | This research was developed in the Graduate Program in Education, Line of
Research; Special Education, Inclusion and Difference and Group of Studies and
Research in Psychology of Education and Inclusive Education (GEPEIN) and aimed
to analyze the path taken by these deaf teachers in order to identify the behavior of
deaf teachers in relation to issues of gender and disability, thus allowing an analysis
of prejudices and inequalities in the university space. The aim of this study was to
answer the following question: what are the difficulties faced by these women during
their journey to and from teaching? One of the main reasons for choosing this theme
was having noticed women who experience exclusion through barriers in relation to
gender, denialist situations in relation to being deaf, social inequalities and in the
labor market. exploratory study according to the approaches of Gil (2002), in a
qualitative approach, which considers the context in which the researched group,
which is characterized as a convenience sample. Interviews were conducted with
deaf professors from public and private universities in Rio Grande do Sul. The
controlled interpretations were listed from the speeches, which are the interrelated
units such as categories that are: race, gender, socioeconomic class, among others.
The results indicate that, through many struggles and their claims, many rights
previously denied, mainly to deaf women, by the hearing society, have already been
achieved, although deaf women still do not have equal opportunities with deaf men
and women. and hearing men. Finally, it exposes the right to development as a
human right, corroborating the importance of movements that made it possible for
deaf women to be in teaching spaces. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professora universitária surda | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Deficiência | por |
dc.subject | Deaf university professor | eng |
dc.subject | Gender | por |
dc.subject | Deficiency | eng |
dc.title | Trajetória de professoras surdas no universo docente do ensino superior | por |
dc.title.alternative | Trajectory of deaf teachers in the teaching universe of higher education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação,
Linha de Pesquisa; Educação Especial, Inclusão e Diferença e Grupo de estudos e
Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva (GEPEIN) e teve como
objetivo analisar a trajetória percorrida por professoras surdas de forma que se
possa identificar suas vivências em relação às questões de gênero e deficiência,
permitindo assim uma análise dos preconceitos e desigualdades no espaço
universitário. Buscou-se, com este estudo, responder a seguinte questão: quais as
dificuldades enfrentadas por estas mulheres durante a sua trajetória até chegar à
docência e a partir dela? Uma das principais razões para a escolha deste tema foi
haver percebido mulheres que experienciam a exclusão mediante barreiras em
relação ao gênero, situações negacionistas em relação a ser surda, desigualdades
sociais e no mercado de trabalho.O caminho metodológico traçado foi com base nas
técnicas de estudo exploratório de acordo com as abordagens de Gil (2002), numa
abordagem qualitativa, que considera o contexto no qual o grupo pesquisado, o qual
se caracteriza como uma amostra por conveniência. Foram realizadas entrevistas
com professoras surdas de universidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul.
As interpretações foram elaboradas a partir das falas das professoras, constituindo
as unidades inter-relacionadas como as categorias de raça, gênero, classe sócio
econômica entre outras. Os resultados indicam que, através de muitas lutas e das
suas reivindicações, já foram alcançados muitos direitos anteriormente negados,
principalmente às mulheres surdas, pela sociedade ouvinte, embora as mulheres
surdas ainda não se encontrem em igualdade de oportunidades frente aos homens
surdos e às mulheres e homens ouvintes. Por fim, expõe o direito ao
desenvolvimento como direito humano, corroborando com a importância dos
movimentos que tornaram possível a presença de mulheres surdas estarem nos
espaços docentes. | por |
dc.contributor.advisor1 | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3514821940003826 | por |
dc.contributor.referee1 | Bock, Geisa Letícia Kempfer | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lucielem Chequim da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7925734374958559 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |