Educação ambiental como fator de inclusão e modificador da consciência ecológica: a experiência de uma escola no Conjunto Habitacional Presidente Tancredo Neves, no município de Fortaleza - CE
Abstract
O trabalho apresenta uma análise de como vem sendo abordada e desenvolvida a Educação Ambiental numa escola municipal do Conjunto Habitacional Presidente Tancredo Neves, em Fortaleza, Ceará. A pesquisa buscou conhecer, no cotidiano da escola, as ações voltadas para as questões
ambientais e como o conjunto de profissionais está lidando com essa temática, focando numa experiência específica desenvolvida em sala de aula com alunos
de sétimo ano. Entende-se que através da Educação Ambiental é possível a elaboração de um novo modelo Educacional que permita uma nova forma de
relação com a natureza, gerando mudanças de mentalidade e possibilitando a construção de uma nova ética em que se tenha como premissa a vida e a
sustentabilidade do planeta. Nessa perspectiva, buscou-se verificar e analisar possíveis transformações que se processam ao se trabalhar com Educação
Ambiental numa escola pública municipal, considerando suas condições estruturais e político-gestacionais. Verificou-se que, como na grande maioria das
escolas, a Educação Ambiental consta no Projeto Político Pedagógico da Escola, mas não é efetivamente trabalhada como um projeto educacional que envolva
todos os segmentos da unidade. O estudo indica que mudanças na estrutura escolar, bem como a formação de uma Gestão Escolar Democrática e
Participativa, se fazem necessárias para a elaboração de um Projeto Político Pedagógico em que uma toda a Escola seja envolvida em um projeto ambiental
de sustentabilidade, sendo esse o ponto de partida para uma mudança a ser ampliada para toda a comunidade e se expandindo para a sociedade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1012]