Entre o sistema e os valores do sistema: a textualização do político no discurso publicitário
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Data
2015-03-30Primeiro membro da banca
Medeiros, Caciane Souza de
Segundo membro da banca
Dias, Cristiane Pereira Costa
Terceiro membro da banca
Dela-Silva, Silmara Cristina
Quarto membro da banca
Silva, Telma Domingues da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na presente tese, analisamos os sentidos que se produzem na/pela textualização do
político no discurso publicitário partindo do processo de constituição-formulaçãocirculação como instâncias determinantes dessa realização. Para tanto, buscamos
no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso de orientação
pecheutiana – tal como tem sido desenvolvida no Brasil –, os conceitos norteadores
que permitiram definir nosso corpus de análise em três filmes publicitários que
discursivizam o automóvel como objeto de poder. Nosso procedimento metodológico
apresentou-se configurado por um gesto de leitura pensado em dois mo(vi)mentos
de análise: I) descrição-interpretação das materialidades discursivas a partir da
mobilização de noções do domínio teórico da AD, seguido da reflexão sobre o
funcionamento das posições-sujeitos e, II) realização de recortes discursivos (RDs) a
partir de três eixos de análise definidos em função das regularidades discursivas
observadas no discurso: (i) completude, (ii) aparência e (iii) trabalho. Regularidades
a que compreendemos como valores do sistema foram materializadas
discursivamente em elementos significantes [texto-imagem] a partir dos quais,
propusemos reflexões com o objetivo de desnaturalização de sentidos que se
afiguram como evidentes. Sendo assim, o escopo desta análise é a problematização
da noção de sistema, uma noção nuclear em torno da qual orbitam as noções de
poder, tecnologia e progresso, construtos ideológicos textualizados no fio do
discurso publicitário.
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