Mostrar registro simples

dc.creatorCoutinho, Renata Patricia Corrêa
dc.date.accessioned2023-03-16T13:38:45Z
dc.date.available2023-03-16T13:38:45Z
dc.date.issued2015-03-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28228
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to analyze the meanings that are produced in/by the textualization of politicians in the advertising discourse and are considered as key elements in the constitution-formulation-circulation process. Therefore, we found in the theoretical-methodological Pecheutian Discourse Analysis approach - as it has been developed in Brazil - the guiding concepts that allowed us to narrow down our analysis corpus to three commercial videos that depicted cars as objects of power. The methodological procedure adopted consisted of a reading strategy divided in two analysis mo(ve)ments: I) description-interpretation of discursive materiality from the mobilization of DA theoretical domain notions, followed by a reflection on the roles of subjects and positions, and II) the production of discursive excerpts (DEs) taken from three analysis concepts defined in terms of discursive regularities observed in the speech: (i) completeness, (ii) appearance and (iii) work. Regularities considered to be system values were discursively materialized in significant elements [text-image], from which we proposed reflections in order to denaturalize the meanings that appear as evident. Thus, the scope of this analysis is to question the notion of system, a nuclear concept orbited by the notions of power, technology and progress, ideological constructs textualized in the core of the advertising discourse.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiscurso publicitáriopor
dc.subjectSistemapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectAdvertising discourseeng
dc.subjectSystemeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectPowereng
dc.titleEntre o sistema e os valores do sistema: a textualização do político no discurso publicitáriopor
dc.title.alternativeBetween the system and its values: the textualization of the politician in the advertising discourseeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoNa presente tese, analisamos os sentidos que se produzem na/pela textualização do político no discurso publicitário partindo do processo de constituição-formulaçãocirculação como instâncias determinantes dessa realização. Para tanto, buscamos no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso de orientação pecheutiana – tal como tem sido desenvolvida no Brasil –, os conceitos norteadores que permitiram definir nosso corpus de análise em três filmes publicitários que discursivizam o automóvel como objeto de poder. Nosso procedimento metodológico apresentou-se configurado por um gesto de leitura pensado em dois mo(vi)mentos de análise: I) descrição-interpretação das materialidades discursivas a partir da mobilização de noções do domínio teórico da AD, seguido da reflexão sobre o funcionamento das posições-sujeitos e, II) realização de recortes discursivos (RDs) a partir de três eixos de análise definidos em função das regularidades discursivas observadas no discurso: (i) completude, (ii) aparência e (iii) trabalho. Regularidades a que compreendemos como valores do sistema foram materializadas discursivamente em elementos significantes [texto-imagem] a partir dos quais, propusemos reflexões com o objetivo de desnaturalização de sentidos que se afiguram como evidentes. Sendo assim, o escopo desta análise é a problematização da noção de sistema, uma noção nuclear em torno da qual orbitam as noções de poder, tecnologia e progresso, construtos ideológicos textualizados no fio do discurso publicitário.por
dc.contributor.advisor1Scherer, Amanda Eloina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683532681929143por
dc.contributor.referee1Medeiros, Caciane Souza de
dc.contributor.referee2Dias, Cristiane Pereira Costa
dc.contributor.referee3Dela-Silva, Silmara Cristina
dc.contributor.referee4Silva, Telma Domingues da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816234296320593por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International