dc.creator | Coutinho, Renata Patricia Corrêa | |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T13:38:45Z | |
dc.date.available | 2023-03-16T13:38:45Z | |
dc.date.issued | 2015-03-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28228 | |
dc.description.abstract | The purpose of this dissertation is to analyze the meanings that are produced in/by
the textualization of politicians in the advertising discourse and are considered as key
elements in the constitution-formulation-circulation process. Therefore, we found in
the theoretical-methodological Pecheutian Discourse Analysis approach - as it has
been developed in Brazil - the guiding concepts that allowed us to narrow down our
analysis corpus to three commercial videos that depicted cars as objects of power.
The methodological procedure adopted consisted of a reading strategy divided in two
analysis mo(ve)ments: I) description-interpretation of discursive materiality from the
mobilization of DA theoretical domain notions, followed by a reflection on the roles of
subjects and positions, and II) the production of discursive excerpts (DEs) taken from
three analysis concepts defined in terms of discursive regularities observed in the
speech: (i) completeness, (ii) appearance and (iii) work. Regularities considered to
be system values were discursively materialized in significant elements [text-image],
from which we proposed reflections in order to denaturalize the meanings that
appear as evident. Thus, the scope of this analysis is to question the notion of
system, a nuclear concept orbited by the notions of power, technology and progress,
ideological constructs textualized in the core of the advertising discourse. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Discurso publicitário | por |
dc.subject | Sistema | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Poder | por |
dc.subject | Advertising discourse | eng |
dc.subject | System | eng |
dc.subject | Technology | eng |
dc.subject | Power | eng |
dc.title | Entre o sistema e os valores do sistema: a textualização do político no discurso publicitário | por |
dc.title.alternative | Between the system and its values: the textualization of the politician in the advertising discourse | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Na presente tese, analisamos os sentidos que se produzem na/pela textualização do
político no discurso publicitário partindo do processo de constituição-formulaçãocirculação como instâncias determinantes dessa realização. Para tanto, buscamos
no dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso de orientação
pecheutiana – tal como tem sido desenvolvida no Brasil –, os conceitos norteadores
que permitiram definir nosso corpus de análise em três filmes publicitários que
discursivizam o automóvel como objeto de poder. Nosso procedimento metodológico
apresentou-se configurado por um gesto de leitura pensado em dois mo(vi)mentos
de análise: I) descrição-interpretação das materialidades discursivas a partir da
mobilização de noções do domínio teórico da AD, seguido da reflexão sobre o
funcionamento das posições-sujeitos e, II) realização de recortes discursivos (RDs) a
partir de três eixos de análise definidos em função das regularidades discursivas
observadas no discurso: (i) completude, (ii) aparência e (iii) trabalho. Regularidades
a que compreendemos como valores do sistema foram materializadas
discursivamente em elementos significantes [texto-imagem] a partir dos quais,
propusemos reflexões com o objetivo de desnaturalização de sentidos que se
afiguram como evidentes. Sendo assim, o escopo desta análise é a problematização
da noção de sistema, uma noção nuclear em torno da qual orbitam as noções de
poder, tecnologia e progresso, construtos ideológicos textualizados no fio do
discurso publicitário. | por |
dc.contributor.advisor1 | Scherer, Amanda Eloina | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0683532681929143 | por |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Caciane Souza de | |
dc.contributor.referee2 | Dias, Cristiane Pereira Costa | |
dc.contributor.referee3 | Dela-Silva, Silmara Cristina | |
dc.contributor.referee4 | Silva, Telma Domingues da | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7816234296320593 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Letras | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |