dc.contributor.advisor | Pellegrini, Cleonice Machado de | |
dc.creator | Ramos, Jussara Moraes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T15:47:56Z | |
dc.date.available | 2023-03-16T15:47:56Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28237 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The present of an article monográfico is treated, due to research in specialization
level-Masters degree in Education of Deaf and Cognitive Deficit-and he/she intends
to present the importance of the students' inclusion with mental deficiency in the
regular net of teaching. Emphasizing the expectations of the family, as well as his/her
attendance of intellectual development. A reflection will be accomplished concerning
the first perceptions of the deficiency in the family breast, together with the
evolutionary report of the treatment, considering the areas defasadas and the
socialization in the education. The investigation will rescue the paper of the society
before the challenge of the inclusion for the citizenship, discussing about the
conditions of the school, the educators' specialization, the attendance of the teams
avaliativas, in agreement with the child's needs with mental deficiency. He/she will
grow, with respect, the individualities, the valorization, interacting in the social way which is inserted. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Deficiente | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Sociedade | por |
dc.subject | Deficient | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Society | eng |
dc.title | Deficiência mental em sala de aula e a expectativa da família em relação ao seu filho | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | Trata-se o presente de um artigo monográfico, decorrente de pesquisa em
especialização – Pós-Graduação em Educação de Surdos e Déficit Cognitivo – e
propõe-se a apresentar a importância da inclusão de alunos com deficiência mental
na rede regular de ensino. Enfatizando as expectativas da família, bem como seu
acompanhamento de desenvolvimento intelectual. Será realizada uma reflexão
acerca das primeiras percepções da deficiência no seio familiar, juntamente com o
histórico evolutivo do tratamento, considerando as áreas defasadas e a socialização
na escolarização. A investigação resgatará o papel da sociedade diante do desafio
da inclusão para a cidadania, debatendo sobre as condições da escola, a
especialização dos educadores e o acompanhamento das equipes avaliativas de
acordo com as necessidades da criança com deficiência mental. Desenvolver-se-á,
a pesquisa interagindo no meio social o qual está inserido o aluno em referência. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |