O trabalho da professora da SADA e a inclusão
Resumo
O presente artigo procurou identificar as estratégias utilizadas pela professora da
SADA (Sala de Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem) que visam auxiliar a
aprendizagem de um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade) e quais suas principais dificuldades dentro do âmbito escolar na
perspectiva da educação inclusiva. Como objetivo específico, buscamos analisar se
essas estratégias têm se constituído como um dispositivo facilitador para o processo
de inclusão do aluno. Diante do aqui exposto, e por observar as angústias que
sentem os professores que trabalham diretamente com o aluno que apresenta o
TDAH, e/ou o descaso, a omissão e a rejeição de outros para a oferta de um
trabalho diferenciado para este aluno, é que se justifica a realização do presente
trabalho, acreditando-se que se faz importante discutir tais questões atualmente,
uma vez que este é um grande desafio para o contexto escolar. O trabalho foi
desenvolvido através de uma pesquisa de campo qualitativa, com delineamento
descritivo, sendo a coleta de dados realizada através de um questionário composto
por dez questões, respondidas pela professora da SADA, sendo as respostas
alcançadas e analisadas a partir de referenciais teóricos sobre o tema. Chegou-se a
conclusão que o trabalho realizado está sendo ineficiente, pela falta de apoio e
comprometimento da maioria dos professores envolvidos neste processo.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: