dc.contributor.advisor | Menezes, Eliana Costa Pereira | |
dc.creator | Ribeiro, Elisangela Gauna | |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T12:15:34Z | |
dc.date.available | 2023-03-17T12:15:34Z | |
dc.date.issued | 2007-10 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28243 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The present article tried to identify the strategies used by the teacher of SADA (Room
of Attendance to the Difficulties of Learning) that seek auxiliary a student's learning
with TDAH (I Overturn of the Deficit of Attention and Hiperatividade) and which your
principal difficulties inside of the school ambit in the perspective of the inclusive
education. As specific objective, we looked for to analyze those strategies they have
been constituting if as a facilitative device for the process of the student's inclusion.
Before the here exposed, and for observing the anguishes that the teachers that work
directly with the student that presents TDAH, e/our the negligence, the omission and
the rejeição of other for the offer of a work sit down differentiated for this student, it is
that he/she is justified the accomplishment of the present work, being believed that is
done important to discuss such subjects now, once this is a great challenge for the
school context. The work was developed through a qualitative field research, with
descriptive delineamento, being the collection of data accomplished through a
questionnaire composed by ten subjects, answered by the teacher of SADA, being
the reached answers and analyzed starting from theoretical referenciais on the
theme. The conclusion was arrived that the accomplished work is being inefficient, for
the support lack and compromising of most of the teachers involved in this process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | SADA | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Inclusive education | eng |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.title | O trabalho da professora da SADA e a inclusão | por |
dc.title.alternative | The teacher's of SADA work and the inclusion | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | São Borja, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos | por |
dc.description.resumo | O presente artigo procurou identificar as estratégias utilizadas pela professora da
SADA (Sala de Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem) que visam auxiliar a
aprendizagem de um aluno com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade) e quais suas principais dificuldades dentro do âmbito escolar na
perspectiva da educação inclusiva. Como objetivo específico, buscamos analisar se
essas estratégias têm se constituído como um dispositivo facilitador para o processo
de inclusão do aluno. Diante do aqui exposto, e por observar as angústias que
sentem os professores que trabalham diretamente com o aluno que apresenta o
TDAH, e/ou o descaso, a omissão e a rejeição de outros para a oferta de um
trabalho diferenciado para este aluno, é que se justifica a realização do presente
trabalho, acreditando-se que se faz importante discutir tais questões atualmente,
uma vez que este é um grande desafio para o contexto escolar. O trabalho foi
desenvolvido através de uma pesquisa de campo qualitativa, com delineamento
descritivo, sendo a coleta de dados realizada através de um questionário composto
por dez questões, respondidas pela professora da SADA, sendo as respostas
alcançadas e analisadas a partir de referenciais teóricos sobre o tema. Chegou-se a
conclusão que o trabalho realizado está sendo ineficiente, pela falta de apoio e
comprometimento da maioria dos professores envolvidos neste processo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |