Mostrar registro simples

dc.creatorMachado, Fernanda Cristofari
dc.date.accessioned2023-03-20T18:00:17Z
dc.date.available2023-03-20T18:00:17Z
dc.date.issued2017-08-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28292
dc.description.abstractThis thesis discusses the unfoldings of public evaluation on large scale, particularly the Prova Brasil de Língua Portuguesa, which concerns the possible study plan reformulation of basic education in the schools of São Pedro do Sul municipal network. The research problem emerged from reflections about evaluate public politics of large scale in Brazil. The general objective was to analyze the unfolding of evaluating public politics in large scale, particularly the Prova Brasil de Língua Portuguesa, which concerns the possible reformulation of study plan of São Pedro do Sul municipal education network. In the large-scale evaluations context, there are many discussions about the quality and/or standardization, however in this research it was chosen tofocus on the effectiveness of politic while possible to balizate the plan of study of Portuguese language in the final years of basic education. The methodology of qualitative approach was based on documentary and bibliographic research, utilizing as data collection instruments, individual questionnaires and focal groups. As reference for the documental study, it was considered the legislation related to educational public politics which supports the Prova Brasil. To the theoretical reference, authors who relate to the themes: educational public politics, evaluate politics in large scale, educational management and quality were mentioned. It was observed that external evaluation can contribute to the reformulation of Portuguese language plan of study in the last years of basic education of São Pedro do Sul municipal network, since it provoked discussions about its teaching considering the context in which we are inserted, but based on the educational public policy, generating as a product, a reorganization of study plan of the final years of basic education of Portuguese language discipline.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectProva Brasil de Língua Portuguesapor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.subjectEducacional publics policieseng
dc.subjectTeaching practiceseng
dc.titleProva Brasil de Língua Portuguesa: desdobramentos e possíveis impactos nas práticas docentespor
dc.title.alternativeBrazilian proof of portuguese language: developments and possible impacts in teaching practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho trata de como os desdobramentos das políticas de avaliação externa podem movimentar possíveis reformulações nos planos de estudos das escolas da rede municipal de ensino de São Pedro do Sul. O problema da pesquisa surgiu a partir das reflexões sobre as políticas públicas de avaliação em larga escala no Brasil. Como objetivo geral buscou-se compreender os desdobramentos das políticas de avaliação em larga escala, particularmente a Prova Brasil de Língua Portuguesa, no que concerne às possíveis reformulações nos planos de estudos das escolas da rede municipal de ensino de São Pedro do Sul. No contexto das avaliações em larga escala há muitas discussões acerca da qualidade e/ou padronização, porém nesta pesquisa optou-se por um enfoque na efetivação da política enquanto possível balizadora de planos de estudos da Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. A metodologia de enfoque qualitativo apoiou-se na pesquisa documental e bibliográfica, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários individuais, e grupos focais. Como referencial para o estudo documental, considerou-se a legislação relacionada às políticas públicas educacionais que dão suporte a Prova Brasil, para o referencial teórico recorreu-se aos autores que tratam do tema políticas públicas educacionais, políticas de avaliação em larga escala, gestão educacional e qualidade. Observou-se que a avaliação externa pode contribuir para a reformulação dos planos de estudos de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de São Pedro do Sul, uma vez que provocou discussões acerca de seu ensino considerando o contexto no qual estamos inseridos, baseados em políticas públicas educacionais, gerando como produto uma reorganização do plano de estudos dos anos finais do ensino fundamental da disciplina de Língua Portuguesa.por
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria de Lourdes Pinto de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6423120995725999por
dc.contributor.advisor-co1Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.referee1Dalla Corte, Marilene Gabriel
dc.contributor.referee2Canan, Silvia Regina
dc.contributor.referee3Costa, Joacir Marques da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5595233621077221por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International