dc.creator | Roso, Caetano Castro | |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T12:04:00Z | |
dc.date.available | 2023-03-21T12:04:00Z | |
dc.date.issued | 2014-02-26 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28304 | |
dc.description | A data da defesa esta de acordo com o que consta registrado no histórico escolar. | por |
dc.description.abstract | Educational repercussions of the Science-Technology-Society Movement (STS) have
grown and spread in the brazilian context, especially in the area of science
education. The genesis of these educational repercussions occurred in the Northern
Hemisphere, with the curricular field a prime focus. Was this geographical space that
concepts such as public participation in Science-Technology and STS curriculums
were developed, carrying the marks of this. The research problem was formulated:
how have been defined and structured curriculums marked by references linked to
educational repercussions of STS? In terms of detail of the research problem, three
objectives were undertaken: (i) identify which subjects have participated in defining
curriculums guidance STS; (ii) analyze referral data relating to curricular field in
educational practices STS; (iii) signal horizons for science education from the
perspective of curricular settings guided by the establishment of a culture of
participation. Journal articles related to science education, linked to the educational
repercussions of STS was seeking to understand how, in this framework, are being
constructed curriculums were analyzed. Was used the Textual Discourse Analysis as
a theoretical-methodological approach to the analysis. The framework used in the
survey was educational repercussions of STS movement, contributions of Paulo
Freire and propositions of the Latin American Thought in Science-Technology-
Society (LATSTS). The results were summarized in four categories: thematic
curriculums, teachers select themes to fulfill listings content, not the conduct of
research themes and focus of collaboration and interdisciplinary. Linked to these
categories, limitations signaling challenges for science education, among which
stands out were identified: possible emptying of Paulo Freire assumptions, the
evidence of methodological reductionism, i.e. the non-centrality of curricular
discussion and consumerism not questioned. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Movimento CTS | por |
dc.subject | Educação em Ciências | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.subject | Pensamento latino-americano em CTS (PLACTS) | por |
dc.subject | STS movement | eng |
dc.subject | Science education | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Latin American Thought in Science-Technology-Society (LATSTS) | eng |
dc.title | A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Repercussões educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)
têm crescido e se disseminado no contexto brasileiro, principalmente na área de
educação em ciências. A gênese destas repercussões educacionais ocorreu no
Hemisfério Norte, sendo o campo curricular um foco privilegiado. Foi neste espaço
geográfico que conceitos como participação pública em Ciência-Tecnologia e
currículos CTS foram elaborados, carregando as marcas deste. O problema de
pesquisa formulado foi: como têm sido definidos e estruturados currículos balizados
por referenciais ligados a repercussões educacionais de CTS? Em termos de
detalhamento do problema de pesquisa, três objetivos foram assumidos: (i)
identificar quais sujeitos tem participado na definição de currículos de orientação
CTS; (ii) analisar encaminhamentos dados, relativamente ao campo curricular, em
práticas educativas CTS; (iii) sinalizar horizontes para a educação em ciências na
perspectiva de configurações curriculares pautadas pela constituição de uma cultura
de participação. Foram analisados artigos publicados em periódicos relacionados à
educação em ciências, vinculados às repercussões educacionais de CTS buscando
compreender como, neste referencial, vêm sendo construídos currículos. Utilizou-se
a Análise Textual Discursiva enquanto recurso teórico-metodológico para as
análises. O referencial utilizado, na pesquisa, foram repercussões educacionais do
movimento CTS, contribuições de Paulo Freire e proposições do Pensamento
Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS). Os resultados foram
sintetizados em quatro categorias: currículos temáticos, professores selecionam
temas para cumprir listagens de conteúdos, não realização da investigação dos
temas e focos de colaboração e interdisciplinaridade. Vinculado a essas categorias,
foram identificadas limitações que sinalizam desafios para a educação em ciências,
dentre as quais destaca-se: possível esvaziamento de pressupostos freirianos,
indícios de um reducionismo metodológico, ou seja, a não centralidade da discussão
curricular e o consumismo não problematizado. | por |
dc.contributor.advisor1 | Auler, Décio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5197105723843870 | por |
dc.contributor.referee1 | Marques, Carlos Alberto | |
dc.contributor.referee2 | Tomazetti, Elisete Medianeira | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7076856521673788 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |