Mostrar registro simples

dc.creatorRoso, Caetano Castro
dc.date.accessioned2023-03-21T12:04:00Z
dc.date.available2023-03-21T12:04:00Z
dc.date.issued2014-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28304
dc.descriptionA data da defesa esta de acordo com o que consta registrado no histórico escolar.por
dc.description.abstractEducational repercussions of the Science-Technology-Society Movement (STS) have grown and spread in the brazilian context, especially in the area of science education. The genesis of these educational repercussions occurred in the Northern Hemisphere, with the curricular field a prime focus. Was this geographical space that concepts such as public participation in Science-Technology and STS curriculums were developed, carrying the marks of this. The research problem was formulated: how have been defined and structured curriculums marked by references linked to educational repercussions of STS? In terms of detail of the research problem, three objectives were undertaken: (i) identify which subjects have participated in defining curriculums guidance STS; (ii) analyze referral data relating to curricular field in educational practices STS; (iii) signal horizons for science education from the perspective of curricular settings guided by the establishment of a culture of participation. Journal articles related to science education, linked to the educational repercussions of STS was seeking to understand how, in this framework, are being constructed curriculums were analyzed. Was used the Textual Discourse Analysis as a theoretical-methodological approach to the analysis. The framework used in the survey was educational repercussions of STS movement, contributions of Paulo Freire and propositions of the Latin American Thought in Science-Technology- Society (LATSTS). The results were summarized in four categories: thematic curriculums, teachers select themes to fulfill listings content, not the conduct of research themes and focus of collaboration and interdisciplinary. Linked to these categories, limitations signaling challenges for science education, among which stands out were identified: possible emptying of Paulo Freire assumptions, the evidence of methodological reductionism, i.e. the non-centrality of curricular discussion and consumerism not questioned.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMovimento CTSpor
dc.subjectEducação em Ciênciaspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectPensamento latino-americano em CTS (PLACTS)por
dc.subjectSTS movementeng
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectLatin American Thought in Science-Technology-Society (LATSTS)eng
dc.titleA participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoRepercussões educacionais do Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) têm crescido e se disseminado no contexto brasileiro, principalmente na área de educação em ciências. A gênese destas repercussões educacionais ocorreu no Hemisfério Norte, sendo o campo curricular um foco privilegiado. Foi neste espaço geográfico que conceitos como participação pública em Ciência-Tecnologia e currículos CTS foram elaborados, carregando as marcas deste. O problema de pesquisa formulado foi: como têm sido definidos e estruturados currículos balizados por referenciais ligados a repercussões educacionais de CTS? Em termos de detalhamento do problema de pesquisa, três objetivos foram assumidos: (i) identificar quais sujeitos tem participado na definição de currículos de orientação CTS; (ii) analisar encaminhamentos dados, relativamente ao campo curricular, em práticas educativas CTS; (iii) sinalizar horizontes para a educação em ciências na perspectiva de configurações curriculares pautadas pela constituição de uma cultura de participação. Foram analisados artigos publicados em periódicos relacionados à educação em ciências, vinculados às repercussões educacionais de CTS buscando compreender como, neste referencial, vêm sendo construídos currículos. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva enquanto recurso teórico-metodológico para as análises. O referencial utilizado, na pesquisa, foram repercussões educacionais do movimento CTS, contribuições de Paulo Freire e proposições do Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS). Os resultados foram sintetizados em quatro categorias: currículos temáticos, professores selecionam temas para cumprir listagens de conteúdos, não realização da investigação dos temas e focos de colaboração e interdisciplinaridade. Vinculado a essas categorias, foram identificadas limitações que sinalizam desafios para a educação em ciências, dentre as quais destaca-se: possível esvaziamento de pressupostos freirianos, indícios de um reducionismo metodológico, ou seja, a não centralidade da discussão curricular e o consumismo não problematizado.por
dc.contributor.advisor1Auler, Décio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197105723843870por
dc.contributor.referee1Marques, Carlos Alberto
dc.contributor.referee2Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076856521673788por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International