dc.creator | Thones, Ana Paula Bellochio | |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T12:40:57Z | |
dc.date.available | 2023-03-21T12:40:57Z | |
dc.date.issued | 2013-01-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28306 | |
dc.description.abstract | Não consta. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estranho | por |
dc.subject | Teoria psicanalítica | por |
dc.subject | Cenário da educação | por |
dc.title | A produção do estranho no cenário da educação | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O estranho é um afeto que pode ser provocado pela Arte e interpretado pela Psicanálise. Posto isso, a presente dissertação de mestrado ocupa-se da abordagem e construção do estatuto do estranho e da sua implicação no contexto educativo. A pesquisa apresenta como objetivo geral: discorrer sobre a produção do estranho no cenário da Educação, sob o ponto de vista teórico, verificando, desse modo, quais seriam as amarras conceituais do estranho em diferentes campos de saber. Tem como objetivos específicos: buscar de que forma o estranho se constitui subjetivamente; investigar quais as possíveis reações ao estranho que surge no encontro com o outro; descobrir em que medida as reações ao estranho poderiam se relacionar a problemáticas educacionais; explorar, através do próprio estranho, desenlaces para tais problemáticas no cenário da Educação. A pesquisa se embasa em uma revisão bibliográfica de categoria ético-estética do estranho a fim de compreender tanto alguns conflitos de ordem relacional no âmbito da educação, como a potência do estranho para esse campo de saber. A introdução do fenômeno do estranho no contexto educativo permite, antes da aplicação de metodologias de ensino e de intervenções pedagógicas, o olhar e a atenção sobre uma questão primordial para um âmbito de atividades educativas, que se refere justamente ao cenário, cenário este formado por sujeitos em relação. Assim, não é fora do cenário que vão se encontrar as soluções para os problemas da educação, mas em cada cenário específico, constituído por alunos específicos e por um professor específico, em contato num mesmo tempo e espaço. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Marcelo de Andrade | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1518610535671838 | por |
dc.contributor.referee1 | Victorio Filho, Aldo | |
dc.contributor.referee2 | Moschen, Simone Zanon | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6348216508621329 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |