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dc.creatorThones, Ana Paula Bellochio
dc.date.accessioned2023-03-21T12:40:57Z
dc.date.available2023-03-21T12:40:57Z
dc.date.issued2013-01-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28306
dc.description.abstractNão consta.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstranhopor
dc.subjectTeoria psicanalíticapor
dc.subjectCenário da educaçãopor
dc.titleA produção do estranho no cenário da educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO estranho é um afeto que pode ser provocado pela Arte e interpretado pela Psicanálise. Posto isso, a presente dissertação de mestrado ocupa-se da abordagem e construção do estatuto do estranho e da sua implicação no contexto educativo. A pesquisa apresenta como objetivo geral: discorrer sobre a produção do estranho no cenário da Educação, sob o ponto de vista teórico, verificando, desse modo, quais seriam as amarras conceituais do estranho em diferentes campos de saber. Tem como objetivos específicos: buscar de que forma o estranho se constitui subjetivamente; investigar quais as possíveis reações ao estranho que surge no encontro com o outro; descobrir em que medida as reações ao estranho poderiam se relacionar a problemáticas educacionais; explorar, através do próprio estranho, desenlaces para tais problemáticas no cenário da Educação. A pesquisa se embasa em uma revisão bibliográfica de categoria ético-estética do estranho a fim de compreender tanto alguns conflitos de ordem relacional no âmbito da educação, como a potência do estranho para esse campo de saber. A introdução do fenômeno do estranho no contexto educativo permite, antes da aplicação de metodologias de ensino e de intervenções pedagógicas, o olhar e a atenção sobre uma questão primordial para um âmbito de atividades educativas, que se refere justamente ao cenário, cenário este formado por sujeitos em relação. Assim, não é fora do cenário que vão se encontrar as soluções para os problemas da educação, mas em cada cenário específico, constituído por alunos específicos e por um professor específico, em contato num mesmo tempo e espaço.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Victorio Filho, Aldo
dc.contributor.referee2Moschen, Simone Zanon
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6348216508621329por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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