Investigações e reflexões sobre implementação de metodologias ativas na educação básica
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Date
2022-09-23Primeiro membro da banca
Santos, Marlise Ladvocat Bartholomei
Segundo membro da banca
Nicoletti, Elenize Rangel
Terceiro membro da banca
Mariani, Vanessa de Cássia Pistóia
Quarto membro da banca
Santiago, Gisele
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa investigou como a aplicação de Metodologias Ativas colaborativas e com
avaliação por pares pode desenvolver a construção de conteúdos, habilidades cognitivas
e atitudes nos alunos. O presente trabalho utilizou abordagem qualitativa, em diferentes
momentos fez uso de pesquisa documental, pesquisa-ação e análise de conteúdo ao
investigar a aplicação de Metodologias Ativas em turmas do Ensino Fundamental e
Ensino Médio. Inicialmente foram analisados os Diários de classe de uma professora de
Ciências do Ensino Fundamental do período de 2013 a 2017, para identificar quais
recursos foram registrados e como as informações lançadas pelo professor poderiam
informar sobre o uso de Metodologias Ativas. As aplicações de Metodologias Ativas
ocorreram na rede pública de ensino com as turmas que estavam sob regência da
pesquisadora, sendo uma turma de nono ano do Ensino Fundamental (em 2019) e 13
turmas do Ensino Médio durante a pandemia de COVID-19. As atividades propostas
foram apoiadas em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e os
temas foram adaptados para ficar em sintonia com o que a Base Nacional Comum
Curricular preconiza. Nos diferentes contextos em que foram aplicadas, as atividades
colaboraram para alfabetização tecnológica dos estudantes, para o desenvolvimento de
autonomia e incentivaram o aprimoramento de habilidades relacionadas à capacidade de
pesquisa, interpretação, elaboração de textos, produção e uso de figuras e gráficos, bem
como síntese para apresentação de dados e comunicação oral. Na aplicação de todas as
atividades um dos elementos de análise foi o processo de mediação por parte do professor
para viabilizar a realização de tarefas específicas e estimular a autonomia dos estudantes
na execução dos trabalhos. Destacamos que a associação de TDIC e Metodologias Ativas
foi positiva e viabilizou aprendizagens conceituais, atitudinais e procedimentais, tanto nas
atividades desenvolvidas presencialmente quanto nas aplicações em ensino virtual.
Espera-se que os resultados dessa pesquisa sejam um incentivo para a aplicação de
propostas de atividades que fomentem a implementação de Metodologias Ativas que
buscam desenvolver o protagonismo dos estudantes.
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